RESUMO
Código: 432
Tema: Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Comparação dos Custos Variáveis de Produção de Carne Suína Brasileira: Uma Análise Entre O Período de 2006 e 2013
 

As tendências de mercado exigiram maiores cuidados pelos produtores com a cultura dessa carne, impactando dessa forma no aumento de seus custos de produção (CARVALHO; VIANA, 2011). Fernandes (2009, p. 90) complementa ao afirmar que “[...] o mercado consumidor tem se tornado cada vez mais exigente com relação à qualidade da carne que consome, dada a preocupação com os hábitos alimentares mais saudáveis, além de demandar produtos com uma maior praticidade”.

Diante do cenário de mudanças no perfil de produção de carne suína brasileira, o presente estudo pretende responder a seguinte questão: de que forma as mudanças experimentadas pela suinocultura brasileira têm impactado no aumento dos custos de produção dessa carne entre os estados produtores? Para responder a tal problemática, esta pesquisa se dispôs a comparar os custos variáveis de produção de carne suína entre os estados brasileiros produtores.

Os estudos desenvolvidos na suinocultura têm relatado que esse setor da agroindústria tem passado por mudanças significativas nos últimos anos (CARVALHO; VIANA, 2011; FERNANDES, 2009; MARTINS et al., 2006; OSTROKI; PETRY; GALINA, 2006; RODRIGUES et al., 2009; SÜPITZ; WOBETO; HOFER, 2009). O setor é também o responsável pelo desenvolvimento de grande parte dos municípios brasileiros, tanto no campo econômico quanto social (ABIPECS, 2013; CARVALHO; VIANA, 2011; MARTINS et al., 2006).

Por meio de uma pesquisa documental, a amostra desta pesquisa foi composta por oito estados brasileiros que compuseram as estimativas da CIAS/EMBRAPA/CONAB, em observância ao sistema de produção de carne suína, denominado de ciclo completo. Trabalhou-se com o período de 2006 a 2013, e com os estados de CE, MG, PE, GO, SP, PR, SC e RS. Para a análise dos dados coletados neste estudo, aplicou-se a estatística descritiva e a análise univariada e a análise multivariada de variância.

O estado do CE foi o que apresentou ocorrências de maiores custos. Entretanto, os testes estatísticos não permitiram a comparação das médias dos custos variáveis apresentados pelos estados. A análise multivariada mostrou que os custos variáveis que compuseram a produção de carne suína ao longo do período selecionado, podem ser considerados estatisticamente diferentes, e ao longo do período de 2006 a 2013, em algum momento os custos variáveis se diferiram em função dos estados a que pertenceram.