No final do século passado emergiram diversas mudanças na organização do trabalho, entre elas um maior envolvimento dos trabalhadores com a gestão da produção e da qualidade. Verifica-se que quando os funcionários têm oportunidades de participar, a satisfação e o comprometimento são favorecidos, contribuindo para a produtividade (WILKINSON; FAY, 2011). O assunto tornou-se objeto de interesse da Gestão de Pessoas, que teria um papel de suporte diante dos métodos que recomendam o envolvimento.
Este artigo visa contribuir para a discussão do papel da Gestão de Pessoas no que tange a participação dos trabalhadores, retomando, para isso, a literatura sobre a trajetória do tema e algumas das diferentes visões a seu respeito. O artigo debruça-se especificamente no envolvimento dos trabalhadores na utilização de métodos de gestão da produção e da qualidade.
Envolvimento associa-se ao grau em que os funcionários têm influência nas atividades e decisões relacionadas ao trabalho, podendo se manifestar por vários mecanismos, como círculos de qualidade, reuniões de melhoria contínua e trabalho em grupo (SABLOK et al., 2013). No contexto pós-fordista, quando são difundidos métodos que recomendam a participação do trabalhador, passam a ser discutidas mudanças organizacionais que subsidiem essa nova condição, inclusive as que cabem à Gestão de Pessoas.
Este estudo configura-se como um ensaio de cunho teórico, baseado em pesquisa bibliográfica sobre a atuação da Gestão de Pessoas em contextos organizacionais que supõem o envolvimento dos trabalhadores.
Muitas organizações restringiram-se a implementar técnicas dos novos métodos de produção, sem mobilizar esforços para reter pessoal ou lhe delegar poder. Aquelas que se dedicaram a desenvolver avaliações de desempenho por grupos, treinamento de líderes e operários, entre outras práticas que estimulam o envolvimento, tiveram mais sucesso na implementação de seus métodos de produção e qualidade, sublinhando a importância da Gestão de Pessoas nesse contexto (GAO, JANSSEN; SHI, 2011).
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