RESUMO
Código: 435
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Atuação da Gestão de Pessoas Diante do Envolvimento dos Trabalhadores Na Gestão da Produção
 

No final do século passado emergiram diversas mudanças na organização do trabalho, entre elas um maior envolvimento dos trabalhadores com a gestão da produção e da qualidade. Verifica-se que quando os funcionários têm oportunidades de participar, a satisfação e o comprometimento são favorecidos, contribuindo para a produtividade (WILKINSON; FAY, 2011). O assunto tornou-se objeto de interesse da Gestão de Pessoas, que teria um papel de suporte diante dos métodos que recomendam o envolvimento.

Este artigo visa contribuir para a discussão do papel da Gestão de Pessoas no que tange a participação dos trabalhadores, retomando, para isso, a literatura sobre a trajetória do tema e algumas das diferentes visões a seu respeito. O artigo debruça-se especificamente no envolvimento dos trabalhadores na utilização de métodos de gestão da produção e da qualidade.

Envolvimento associa-se ao grau em que os funcionários têm influência nas atividades e decisões relacionadas ao trabalho, podendo se manifestar por vários mecanismos, como círculos de qualidade, reuniões de melhoria contínua e trabalho em grupo (SABLOK et al., 2013). No contexto pós-fordista, quando são difundidos métodos que recomendam a participação do trabalhador, passam a ser discutidas mudanças organizacionais que subsidiem essa nova condição, inclusive as que cabem à Gestão de Pessoas.

Este estudo configura-se como um ensaio de cunho teórico, baseado em pesquisa bibliográfica sobre a atuação da Gestão de Pessoas em contextos organizacionais que supõem o envolvimento dos trabalhadores.

Muitas organizações restringiram-se a implementar técnicas dos novos métodos de produção, sem mobilizar esforços para reter pessoal ou lhe delegar poder. Aquelas que se dedicaram a desenvolver avaliações de desempenho por grupos, treinamento de líderes e operários, entre outras práticas que estimulam o envolvimento, tiveram mais sucesso na implementação de seus métodos de produção e qualidade, sublinhando a importância da Gestão de Pessoas nesse contexto (GAO, JANSSEN; SHI, 2011).