RESUMO
Código: 437
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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“senhora Está no Céu!” Estudo Sobre O Uso do Pronome de Tratamento em Lojas de Vestuário Feminino
 

Embora a qualidade do atendimento seja reconhecida como um fator importante para a satisfação do consumidor, no contexto de pequenas empresas nem sempre ela é levada em conta. Diversos estudos já foram realizados tendo como objeto o ambiente de loja no varejo. Esse ambiente integra três conjuntos de fatores: design, ambiental e social. No entanto, o setor varejista precisa considerar o novo perfil de consumidores e descobrir os possíveis entraves que ainda reduzem a qualidade do atendimento.

O uso do pronome 'senhora' é relacionado a mulheres mais velhas. As estruturas pronominais assim como o setor de vestuário estão ligadas às modificações nas relações e nos valores de uma sociedade. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi identificar a opinião das consumidoras em relação ao pronome de tratamento usado pelos funcionários em lojas de vestuário.

O setor de vestuários está ligado às modificações nas relações sociais, é rico em conteúdo simbólico, permitindo a observação dos aspectos expressivos da cultura material, assim como, o uso dos pronomes de tratamento principalmente 'você' e 'senhora'. A roupa possibilita a rápida identificação visual da classe, de cultura de quem a usa, servindo como um símbolo de diferenciação social, devido a sua alta visibilidade.

Pesquisa exploratória, descritiva e quantitativa que tem por objeto de estudo as consumidoras de vestuário feminino. A coleta de dados com questionário estruturado de auto-preenchimento, composto por variáveis sócio-demográficas e variáveis preditoras de 5 pontos. A amostragem foi a não probabilística por conveniência com corpus da pesquisa composto de 102 respondentes. Os dados foram tabulados e processados no software SPSS utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariadas.

Foram extraídos 2 grupos pela análise de clusters. Pela análise discriminante infere-se que o grupo 1 não se importa tanto com o pronome 'senhora', diferente do grupo 2. No grupo 1 predominam mulheres mais velhas, com menor escolaridade, mais filhos e netos e que costumam relevar ao serem chamadas de 'senhoras'. No grupo 2 há predominância de mulheres mais novas, com maior escolaridade, menor renda e poucos filhos e netos. Essas mulheres em geral não gostam de serem chamadas de senhora.