RESUMO
Código: 438
Tema: Incentivos, Remuneração e Satisfação no trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
O Que É Ser Professor? Um Estudo Bibliométrico Sobre O Sentido e Significado do Trabalho Docente Nos Anais do Enanpad (2003-2013)
 

Devido às diversas mudanças por que tem passado o trabalho e sua organização, surge a necessidade de estudar essa categoria que é essencial a vida do homem e ocupa um lugar central na sociedade contemporânea. Além disso, em especial, o trabalho docente também sofreu várias transformações decorrentes da mercantilização do ensino e da adoção de práticas gerenciais pelas instituições de ensino, o que pode consequentemente, acarretar mudanças também no sentido/significado do trabalho docente.

O objetivo deste trabalho foi analisar como as produções científicas têm abordado o sentido e o significado do trabalho docente e identificar as suas principais características, através de um estudo bibliométrico dos anais do EnANPAD, no período de 2003 à 2013.

Cattani (2000) define o trabalho a partir de dimensões ambivalentes, como sinônimo tanto de opressão quanto de emancipação, tortura (tripallium) e prazer, alienação e criação. Tais dimensões, para o autor, não se limitam à jornada laboral, mas repercutem sobre a totalidade da vida em sociedade. Basso (1998), define significado atribuído ao trabalho como a generalização e a fixação da prática social humana, relacionada a instrumentos, técnicas e relações sociais.

Esta pesquisa possui caráter descritivo e o procedimento escolhido para a realização da pesquisa foi o método bibliométrico. Para a realização da pesquisa, foi feita uma bibliometria, usando como base de coleta os anais do EnANPAD, no período de 2003 à 2013, visando analisar como as produções científicas têm abordado o sentido e o significado do trabalho docente e identificar as suas principais características.

Verifica-se assim que os estudos sobre o trabalho docente podem englobar diversos aspectos, desde as relações de trabalho existentes no contexto universitário, passando pela qualidade de vida desses profissionais até o prazer e o sofrimento existente nas práticas docente. Revela-se assim um campo de estudo propício para investigar os sentidos e significados existentes no trabalho docente universitário sob diversos aspectos e possibilidades.