RESUMO
Código: 442
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Determinantes da Consciência Ambiental Que Influenciam O Comportamento de Compra Consciente
 

O tema da consciência ambiental tem despertado o interesse em vários estudos, tendo em vista as dimensões social, econômica, ecológica, espacial e cultural, em que estas devem ser consideradas simultaneamente. No entanto, no meio empresarial, o desenvolvimento econômico das organizações é bastante considerado, tendo em vista que para permanecer no mercado é imprescindível o lucro. Com isto, as organizações buscam ferramentas para aumentarem o consumo de seus bens e serviços.

Embora a consciência ambiental vem aumentando, cabe questionar se isto reflete no comportamento de compra dos indivíduos. Diante disso, cabe levantar qual a real atitude das pessoas em relação ao consumo consciente. O objetivo deste estudo é verificar a influência da consciência ambiental no comportamento de compra consciente. Acredita-se que os indivíduos estão mais reflexivos para o tema sustentabilidade ambiental, mas suas ações ainda são insipientes, haja visto o consumismo crescente.

A consciência ambiental é definida como a intenção de um indivíduo em se posicionar frente aos assuntos relativos ao meio ambiente. Assim, indivíduos com maiores níveis de consciência ambiental tenderiam a tomar decisões levando em consideração o impacto ambiental (BEDANTE; SLONGO, 2004). Conforme o Instituto Akatu (2014), o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a satisfação pessoal e sustentabilidade, visando um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

A pesquisa teve o método de abordagem quantitativo, no qual o procedimento técnico de coleta de dados foi o levantamento. O campo de estudo foram os estudantes do curso de Administração de duas universidades do Vale do Itajaí, com amostragem composta por 526 estudantes. Para análise dos dados utilizou-se os softwares SPSS® versão 19 e AMOS® versão 20, por meio dos métodos estatísticos Análise Fatorial Exploratória e Modelagem de Equações Estruturais.

Análise Fatorial Exploratória – AFE com o objetivo de avaliar a unidimensionalidade de cada constructo. Posteriormente, aplicou-se a Análise Fatorial Confirmatória – AFC usada para verificar a bondade do ajuste das escalas de medição, este método também fornece as correlações entre os fatores. Por fim, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais – MEE que examina a estrutura de inter-relações expressas em uma série de equações, semelhante a regressão múltipla.