RESUMO
Código: 444
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

Abrir
Arquivo

 
Processos de Negócios Na Cadeia de Suprimentos em Arranjos Produtivos Locais Na Cidade de Apucarana-pr
 

Diversos fatores gerenciais e tecnológicos estão sendo adotados pelas organizações com o objetivo de maximizar a eficiência e eficácia na resposta às demandas de mercado. Dentro desse contexto, insere-se o estudo e observação da cadeia de suprimentos. A escolha do APL de Bonés de Apucarana para o estudo se baseia na condição de que o segmento do vestuário apresenta-se como principal empregador da região norte-central paranaense com um número expressivo de empresas vinculadas ao setor.

Este trabalho tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos no setor de confecções no município de Apucarana, principalmente no segmento de confecções de bonés. A intenção deste estudo é identificar os processos de negócio executados na cadeia de suprimentos do APL (Arranjo Produtivo Local) de bonés, e sugerir práticas de GCS (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) que possam ser aplicados à cadeia produtiva.

Os APLs são aglomerações de empresas geograficamente localizadas em que as empresas participantes ainda não estão tão fortemente vinculadas e articuladas (BNDS, 2005; REDESIST, 2005). Geralmente, envolvem a participação e a interação de empresas – que podem ser desde produtora de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, comercializadoras, clientes, ente outros – e suas variadas formas de representação e associação.

A seleção da amostra para este estudo foi realizada de forma não-probabilística, tendo em vista que se optou, inicialmente, por selecionar 146 (cento e quarenta e seis) empresas que compõem o APL de bonés na cidade de Apucarana de um total de 146 empresas que compõem atualmente o APL de bonés. Em relação à coleta de dados, os procedimentos adotados foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.

O diagnóstico está dividido em oito seções que abrangem os processos de negócio de Lambert (2000). A aplicação do diagnóstico permitiu identificar fatores relacionados à interação das empresas e à aplicação dos processos de negócios em suas atividades. Das 146 empresas selecionadas, 50 responderam ao diagnóstico. A identificação de questões essenciais à gestão e comuns a várias empresas incita os empresários a repensarem seus processos.