RESUMO
Código: 445
Tema: Estratégia Competitiva

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação e Nanotecnologia Como Estratégias Para A Competitividade Na Cadeia Produtiva Têxtil
 

O Brasil é um país em desenvolvimento que se vê em frequente necessidade de crescer em termos de capacidade competitiva. Paradoxalmente, vem perdendo participação no comércio internacional. Este estudo enfoca as condições de competitividade de um dos setores industriais mais representativos do país, que é a indústria têxtil, discutindo possíveis contribuições que a inovação, sob a forma da utilização da nanotecnologia, pode trazer para a ampliação da competitividade do setor e do país.

O problema de pesquisa que se adota como referência é: Quais contribuições e a nanotecnologia pode trazer à indústria têxtil brasileira como forma de inovação para o aumento de competitividade? Como objetivo geral, portanto, busca-se conhecer as possíveis contribuições que a nanotecnologia pode trazer à indústria têxtil brasileira como forma de inovação e aumento da competitividade.

O referencial teórico foi construído com base na literatura especializada nos temas Inovação, Competitividade e Nanotecnologia, e contém, em sua estrutura, os seguintes itens: Os desafios da competitividade, Inovação como fonte de competitividade, A importância da inovação tecnológica, e A nanotecnologia como fonte de inovação e competitividade.

O estudo possui caráter qualitativo com propósito exploratório. Os dados foram coletados em 5 entrevistas com gestores considerados conhecedores e atuantes em atividades profissionais relativas ao tema. Tomando como principais direcionadores o problema de pesquisa e os objetivos estabelecidos para o trabalho, elaborou-se um roteiro que confere às entrevistas um caráter semi-estruturado.

As entrevistas foram transcritas na íntegra, sendo que o contexto original do momento da entrevista foi preservado nas transcrições de detalhes nas respostas dos entrevistados. Para análise dos dados recorreu-se à técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2007) e o resultado é apresentado em uma discussão que contrapõe as visões obtidas no referencial teórico com os depoimentos dos entrevistados, com a citação de trechos ilustrativos selecionados das entrevistas.