RESUMO
Código: 46
Tema: Pequenas e Médias Empresas

 

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A Influência das Redes de Cooperação no Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas (mpes)
 

As micro e pequenas empresas (MPEs) sempre sofreram com a concorrência em relação às grandes organizações, principalmente, em relação ao difícil acesso a know-how e à falta de força competitiva, dificultando a essas empresas sua permanência no mercado e trazendo diversos problemas organizacionais (CASAROTTO FILHO; AMATO NETO, 2007; AMATO NETO, 2008).

A competitividade acirrada e a necessidade de melhores posições no mercado têm levado micro e pequenas empresas à formação de redes de cooperação interempresarial, tendo como meta manter-se no mercado competitivo pelo compartilhamento de recursos e conhecimento. A isso, este artigo teve por objetivo investigar possíveis influências de redes de cooperação no desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPEs) na cidade de Maceió-AL, a partir da perspectiva dos dirigentes dessas redes.

As MPEs têm uma melhor posição no mercado para experimentar parcerias, e, por isso, a formação de redes tornou-se uma tendência entre esses tipos de empresa na atualidade, mesmo aquelas concorrentes (AMATO NETO, 2008). Como explicam Olave e Amato Neto (2005), empresas desse porte são peculiares por apresentarem uma rápida e eficiente resposta às mudanças e alterações do mercado, além de serem mais flexíveis em relação às inovações, e, por isso, são melhor adaptáveis aos ambientes em rede.

Em um estudo ex-post-facto, de cunho exploratório, foram entrevistados os CEOs (Chief Executive Officers) de quatro grandes redes da cidade de Maceió-AL, em que, através do software Alceste foram realizadas análises de conteúdo informatizadas com o apoio de técnicas estatísticas de ?2 (coeficiente de associação) e Análise Fatorial de Correspondência.

Segundo a Classificação Hierárquica Descendente, por meio do coeficiente de associação [?2 (1) = 3,84, p < 0,05], foram encontradas 4 grandes temáticas: (1) Importância e impacto vindo das redes, (2) Modelo de relacionamento e tipos de empresa, (3) Os empresários, as parcerias e a formação das redes, (4) Investimentos e atividades realizadas pelas redes.