RESUMO
Código: 468
Tema: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
Jogos do Sesi A Partir da Percepção do Trabalhador/atleta Participante
 

O SESI – Serviço Social da Indústria é uma organização social sem fins lucrativos que, com intenção de contribuir com o bem estar e promover esporte aos trabalhadores das indústrias criou os Jogos do SESI. Esse evento conta com cerca de 80 mil participantes ao ano no Estado de São Paulo, porém nos últimos 5 anos vem sendo observada uma queda de 4% ao ano. Para tanto esse estudo contou com uma pesquisa para identificar os motivos dessa redução a partir da percepção dos participantes.

Há 67 anos o SESI realiza Os Jogos do SESI para trabalhadores das indústrias com foco na prática e no congraçamento esportivo. Desde 2008 o número de participantes vem caindo consideravelmente. Em um estudo comparativo de 2003 a 2013, o número de participantes chegou ao seu ápice em 2008 com 107 mil participantes. De 2008 para 2009 houve uma queda de 33% e a partir de então, esse número vem caindo 4% em média ao ano. Este artigo tem como objetivo investigar os motivos dessa diminuição.

Diante do cenário mundial de sedentarismo, obesidade e aumento de casos de doenças crônicas não transmissíveis, a oferta dos Jogos pode ser uma possibilidade de fomento da prática de atividade física nos momentos de lazer, pois os índices são verdadeiramente alarmantes. As doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, a obesidade, a hipertensão e câncer) são responsáveis por 60% das mortes no mundo (Monteiro, Florindo, Claro & Moura, 2008).

Para investigar as causas da diminuição no número de participantes nos Jogos do SESI, foi desenvolvida uma pesquisa com trabalhadores participantes. Foram entregues 50 formulários em 5 cidades. Formulário foi composto de 5 perguntas, sendo 02 utilizando a Ecala Likert de 1 a 5 (sendo, 1 = não/nunca, 02 = raramente, 03 = às vezes, 04 = quase sempre e 5 = sim/sempre), 02 perguntas de múltipla escolha e 01 pergunta aberta no período de 09 a 12 de julho de 2014.

Os resultados revelaram que 73,7% participa sempre e quase sempre dos Jogos e 39% participa também de outros campeonatos. 76% afirmou que a empresa onde trabalha, apoia sua participação. A maioria identificou o desenvolvimento de valores do Esporte. 30% dos respondentes considerou como o maior dificultador, a falta de apoio da empresa e taxa de arbitragem. E quanto aos motivos que os levam a participar dos Jogos, 61,5% das respostas relacionadas ao gosto pela prática e ao amor ao esporte.