RESUMO
Código: 47
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos

 

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A Construção da Corporate Brand Pela Perspectiva das Corporate Stories: Um Estudo Sobre Os Times Brasileiros de Futebol
 

Com torcidas que chegam a 40 milhões de pessoas para um único clube, as marcas dos times de futebol possibilitam obter verbas publicitárias para investimento na estrutura física e nos atletas do time, e também nos vários esportes em que têm participação. Neste sentido, a marca corporativa do time é muito importante. É ela que aparece nas bandeiras nos estádios, nas camisetas utilizadas pela torcida, na bola de futebol comemorativa ou em acessórios como carteiras ou chaveiros.

o estudo objetiva investigar o conteúdo das corporate stories presentes nos sítios dos clubes de futebol do Brasil pertencentes às séries A, B e C, e como estas histórias são usadas para construir a sua corporate brand

Para Collins (2013), as corporate stories são formas distintas de narrativa e são desenvolvidas de várias maneiras para persuadir os consumidores positivamente sobre a marca divulgada. Elas são uma série de eventos relatados logicamente (coerência) e cronologicamente (temporalidade), segundo MacInnis e Jaworski (1989), Cunliffe et al., (2004) e Ling et al. (2010).

O formato de condução do estudo, ocorrido entre janeiro e abril de 2014, é de um censo e a população corresponde aos times brasileiros divididos nos grupos definidos pela CBF. Para análise dos dados, os autores se utilizaram da técnica de análise do conteúdo segundo Bardin (2010).

Os resultados mostraram que o tema Emoção é o mais fortemente representado nos sítios eletrônicos; as Atividades relatadas também são bem representadas; apesar de trabalharem com talentos humanos, os Benefícios Internos são quase esquecidos nos sítios eletrônicos.