RESUMO
Código: 481
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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Internacionalização de Produtos Culturais Brasileiros e Identidade Nacional: Análise da Influência do Soft Power
 

O processo de intercâmbio de informações entre culturas distintas e a consequente absorção de conteúdos simbólicos, por meio da aculturação (CIRESE, 1979), pode ser entendido como uma forma de soft power (NYE JR., 2004,2011), objetivando proporcionar, aos países, uma possível estratégia de internacionalização relacionada aos produtos culturais. O soft power corresponde à capacidade de conseguir o mesmo objetivo por meio da aceitação ou legitimidade e pela capacidade de persuasão.

Estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do soft power na identidade nacional brasileira, mediante a internacionalização de produtos culturais? Este questionamento origina o objetivo principal do estudo, que é analisar a influência do soft power na identidade nacional brasileira, mediante a internacionalização dos produtos culturais nacionais.

O soft power de um país reside em três recursos: na sua cultura (atratividade para outros agentes a partir de lugares, eventos, produtos culturais), nos seus valores políticos (a forma de se relacionar com os outros países) e, na sua estratégia de política internacional (pela legitimação ou autoridade moral) (NYE JR. 2004, 2011). A importância da utilização do soft power nas políticas públicas de internacionalização da cultura dos países da América do Sul pode ser evidenciada pelo SICSUR (2011).

Esta é uma pesquisa exploratória, descritiva por meio de métodos qualitativos e quantitativos (SILVA; MENEZES, 2001).Os países analisados são Portugal, França e Angola. A escolha desses países se deu por conta da primeira fase da pesquisa (qualitativa), em que o pesquisador teve uma maior facilidade em contatar especialistas no setor cultural para as devidas entrevistas de aprofundamento sobre o tema soft power e as suas relações com os outros construtos escolhidos para o estudo.

No que se refere aos prováveis resultados, tem-se que esse estudo busca uma comprovação, a partir do modelo a ser testado, das hipóteses que relacionam os constructos propostos para a pesquisa e, principalmente, à influencia do soft power no possível relacionamento existente entre o fator “made in” e a preferência por produtos culturais brasileiros, o fator “made in” e a internacionalização dos produtos culturais brasileiros, a preferência e a internacionalização dos produtos culturais.