RESUMO
Código: 484
Tema: Gestão Ambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão do Uso de Energia e Desempenho Inovador Sustentável Na Cadeia de Suprimentos da Indústria Mineral: O Caso das Empresas Alumínio e Ferro-níquel
 

O crescimento sustentável, sem agredir o meio ambiente e a sociedade, é considerado cada vez mais uma condição necessária para o desenvolvimento econômico. Alguns setores possuem um papel estratégico em relação à preservação dos recursos naturais, como é o caso da indústria mineral, objeto deste estudo. A gestão do uso de energia tem sido utilizada pela indústria de diferentes segmentos com intuito de tornar os seus processos mais sustentáveis e competitivos.

Devido à importância da indústria mineral para a economia e da adequada gestão da energia no setor industrial, esse estudo busca compreender: Como a gestão do uso da energia está associada com o desempenho inovador sustentável na cadeia de suprimentos da indústria mineral brasileira? Desse modo, o estudo possui como objetivo analisar de que forma a gestão do uso da energia está associada ao desempenho inovador sustentável na cadeia de suprimentos da indústria mineral.

Para Liu et al(2012) a gestão de energia deve considerar fatores externos: coercitivo, normativo e mimético, e dos fatores internos: orientação estratégica para a economia de energia, suporte da gerência e capacidade de aprendizado. Esses fatores são essenciais para expor os diferentes tipos de comportamento das organizações. Gunday et al(2011) conceitua desempenho inovador como a combinação de resultados globais da organização aliados com melhorias nos esforços realizados em aspectos inovadores

A pesquisa caracteriza-se como exploratória e qualitativa e adotou como método o estudo de multicaso. Para desenvolvimento do estudo elaborou-se um modelo conceitual sustentado nos estudos de Liu et al. (2012), Gunday et al. (2011) e GRI (2006; 2010). Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e pesquisa documental. Participaram do estudo duas empresas pertencentes ao IBRAM, denominadas Alumínio e Ferro-Níquel.

Os resultados expressam que a empresa Ferro-Níquel é a única que adota efetivamente práticas de gerenciamento de energia, apresentando uma postura que pode estar contribuindo para o perfil inovador sustentável. Dentre as práticas de gestão do uso de energia, é possível verificar que a empresa Alumínio apresenta os piores resultados, possuindo uma única evidência dentre as variáveis analisadas.