RESUMO
Código: 487
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Comportamento do Consumidor e O E-commerce de Artigos de Moda: Análise da Influência dos Atributos da Compra Online
 

No Brasil, o número de pessoas que utiliza o comércio eletrônico cresceu nos últimos anos. Segundo informações do Comitê Gestor da Internet (CGI.BR), em 2010, 22% das pessoas que acessaram a Internet nos três meses anteriores à pesquisa já haviam comprado por esse canal nos doze meses anteriores. Em 2012, a proporção já era de 31% (CGI.BR, 2012). Tais números ilustram a importância que o comércio eletrônico vem ganhando nos últimos anos.

O presente artigo tem como objetivo entender como o consumidor se comporta perante o consumo de moda na internet e os atributos da compra online dessa categoria. Como objetivo secundário, se procurou comparar os resultados dos consumidores de moda online com os dados fornecidos pelos consumidores que declararam nunca haver comprado moda nesse canal e obter insights sobre as diferenças entre os dois tipos de consumidores.

Bhatnagar e Ghose (2004) levantaram atributos considerados pelos consumidores em relação à compra online: qualidade da informação sobre produtos, facilidade de realizar reembolsos, facilidade de realizar e cancelar pedidos, reputação, facilidade das formas de pagamento, serviços ao consumidor, segurança da informação fornecida ao site, prazo de entrega, preço e facilidade de contatar o varejista.

Pesquisa exploratória, pelo método survey, via internet, com questionário estruturado, auto preenchido. Foram 275 respondentes que já compraram moda online, e outros 117 que já compraram outro tipo de produto, totalizando uma amostra de 392 pessoas, por conveniência e não probabilística. A análise dos dados foram via planilhas dinâmicas, análises fatoriais e o teste T.

Para os consumidores de moda, notou-se que as mulheres compram mais tipos de artigos que os homens, e são mais influenciadas pelo preço. Os atributos melhor avaliados pelos consumidores de moda online foram Reputação do site, Preço, Imagens dos produtos, Qualidade das informações e Existência de informações específicas sobre o produto.