RESUMO
Código: 488
Tema: Comportamento organizacional

 

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Sistemas Levemente Articulados? Um Estudo de Um Curso de Administração no Sistema Uab
 

O conceito de sistema levemente articulado (SLE) foi constantemente associado às organizações educacionais, inclusive às universidades. Desde os anos 90, o contexto das instituições de ensino superior, em diversos países, é caracterizado por novas tendências. Entre eles, o crescimento da EAD. Nas universidades públicas brasileiras, há o aumento dos cursos online impulsionado pela UAB. Criada pelo governo federal, a UAB faz referência a um sistema formado por IPES em articulação com polos.

De forma contrária às ideias apresentadas pelo conceito de sistemas levemente articulados, alguns autores têm enfatizado a prática docente como fortemente delimitada no âmbito da UAB. No entanto, outros autores têm apontado na direção contrária. Diante dos aspectos apresentados, o presente artigo se propõe a identificar dimensões do conceito de sistemas levemente articulados dentro do curso de graduação a distância em administração pertencente ao Sistema UAB.

Para trabalhar o conceito de SLE, são utilizados os artigos de Weick (1976, 1982) e Orton e Weick (1990). São estipuladas quatro dimensões do conceito: baixa interação e dependência entre os atores; problemas mantidos sem resolução; baixa utilização de mecanismos de controle; e controle cerimonial sobre normas. Sobre as universidades e sua gestão, são citados os trabalhos de Cameron (1984), Birnbaum (2000) e Meyer e Rowan (1978, 1991). Já na temática da EAD online, as obras de Belloni (2009).

A abordagem metodológica foi a qualitativa, pois, na visão de Denzin e Lincoln (2006), essa ressalta as qualidades das entidades e os processos e significados compartilhados. Adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo qualitativo básico. Neste trabalho, utilizou-se: entrevistas semiestruturadas e notas de campo. Por fim, empregou-se a análise categorial, que é uma das técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 2010).

Verifica-se a baixa interação e dependência entre os atores, já que a interação entre docentes é bem restrita, inclusive com a coordenação. Na segunda dimensão, problemas permanecem por um longo sem serem resolvidos dentro do curso. A debilidade dos mecanismos de controle presentes é presente, pois é grande o número de atores e, assim, muitas são as demandas para a coordenação, o que afeta a capacidade de monitoramento. Por fim, o controle cerimonial sobre normas existe também.