Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas de pequeno e médio porte é a formalização de seus processos. Quer sejam eles administrativos, financeiros ou de gestão de pessoas. Porém, com o crescimento da empresa, novos desafios são apresentados diariamente tornando-se imprescindível que o norte de ação empresarial passe pela profissionalização e adoção de padrões minimamente estruturados para auxiliar na tomada de decisão.
A partir da utilização de ferramentas e conceitos de gestão estratégica foram redefinidas decisões de atuação no mercado, clientes atendidos e a proposta de valor da empresa.
A metodologia deste estudo consiste em um estudo de caso no qual se observou a implantação de ferramentas estratégicas e as, consequentes, decisões no escopo de atuação da empresa. As ferramentas utilizadas foram: Cinco forças de Porter, Matriz GE/Mckinsey, Análise Macro Ambiental, Matriz Produto x Mercado, Análise SWOT e Matriz de prioridades.
Os resultados obtidos no trabalho apresentam a implantação de conceitos, processos e iniciativas de administração estratégica no ambiente de uma pequena empresa do setor de análises laboratoriais com a intenção de auxiliá-la no seu longo caminho de desenvolvimento e consolidação.
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