RESUMO
Código: 495
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

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Celulares e O Trabalho: Um Estudo Sobre Os Impactos no Trabalho e Pós-trabalho
 

Esta pesquisa objetivou analisar os impactos do uso dos telefones celulares no ambiente de trabalho e fora deste, nas perspectivas dos gestores. Foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas com gestores da cidade de João Pessoa/PB. Os dados coletados foram submetidos á análise de discurso. Ficou evidenciado nas falas dos gestores, de maneira unânime, que o telefone celular facilita as atividades organizacionais, no entanto, no pós-trabalho acarreta um prejuízo na vida social dos mesmos.

A pesquisa propõe analisar as afetações do uso dos telefones celulares como artefato de comunicação interna das organizações, bem como seus efeitos não somente nas práticas de trabalho dos gestores como também fora do ambiente de trabalho, quando utilizado para questões profissionais em outros ambientes senão o ambiente profissional. O trabalho discute ainda como e em que medida os telefones celulares dão suporte à operacionalização de resoluções cotidianas de tarefas, funções e processos.

A utilização de dispositivos móveis nas empresas pode trazer imensos benefícios, porém as principais vantagens estão associadas ao aumento da produtividade e eficiência nas transações, fazendo com que os funcionários e colaboradores possam trocar informações a qualquer tempo e em qualquer lugar (BOTTENTUIT JUNIOR, 2008).Ferrari (2005) questiona inclusive se as empresas brasileiras têm condições de utilizar de forma plena todas as ferramentas existentes nos dispositivos móveis.

A pesquisa se caracterizou quanto a seu nível de aprofundamento por uma pesquisa ‘exploratória’. Quanto a seleção dos sujeitos, neste estudo, gestores de empresas da cidade de João Pessoa/PB, ocorreu por acessibilidade e/ou conveniência. A coleta de dados foi realizada por entrevistas com roteiro semi-estruturado e de profundidade.Os dados coletados foram trabalhados através da análise de discurso, baseando-se em estudos de autores como Dijk (2004), Mazière (2007) e Rey (2005).

O telefone celular auxilia processos organizacionais, como por exemplo, nas resoluções de conflitos, nas práticas internas da empresa e nas negociações. Destacou-se a alta e frequente incidência do uso deste pelos colaboradores em seu pós-trabalho o que ocasiona prejuízo direto em sua qualidade de vida e bem-estar. Pode-se constatar ainda que a maioria dos gestores limitam-se apenas ao uso da ligação convencional, não tendo conhecimento do ampla possibilidades de recursos do artefato.