RESUMO
Código: 500
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Logística Reversa de Baterias Automotivas: Estudo de Caso em Uma Rede Autocentros do Estado do Piauí.
 

Quando descartadas de forma inadequada as baterias automotivas inservíveis podem causar sérios problemas tanto ao meio ambiente como a saúde das pessoas por meio de contaminação. A logística reversa de baterias pode ser uma solução para minimização de danos causados ao ambiente, bem como para agregar valor às atividades operacionais de uma empresa que as comercializam.

Teve-se como problema de pesquisa a seguinte questão: quais aspectos são relevantes para que ocorra o funcionamento do sistema de logística reversa de baterias em uma empresa de autocentro? O estudo teve como objetivos: analisar a participação de uma empresa e sua rede autocentros na logística reversa das baterias automotivas e identificar que fatores são utilizados na prática da logística reversa de baterias.

A revisão bibliográfica tem por finalidade fundamentar os resultados apresentados neste trabalho. Esta revisão é realizada no artigo por meio da discussão dos temas: logística reversa e problemas ambientais provocados pelas baterias automotivas.

A pesquisa teve natureza qualitativa exploratória, sendo realizada através do método estudo de caso. Teve-se como objeto de estudo a logística reversa das baterias automotivas de chumbo-ácido. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada direcionada ao gestor ambiental da matriz da rede de autocentro estudada.

Fatores como coleta, inspeção/seleção/ordenamento, transporte e movimentação, e responsabilidade socioambiental são considerados os aspectos chaves em do sistema logístico estudado. Percebe-se a importância fundamental desses fatores para a o funcionamento da cadeia de logística reversa de baterias.