RESUMO
Código: 503
Tema: Logística e Cadeia de Suprimentos

 

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Sistema de Logistica Reversa de Pneus Inservíveis Na Cidade de Teresina: Um Estudo Exploratório da Aplicação Prática da Resolução de Nº 416/2009 do Conama.
 

Um pneu é considerado como inservível quando não existe mais possibilidade de uso ou reforma. Quando são descartados de forma inadequada constituem um problema ambiental grave, já que podem proporcionar tanto danos ambientais como malefícios à própria saúde das pessoas. A prática da logística reversa de pneus inservíveis, entendida como o ciclo reverso do ponto de consumo até a destinação final destes objetos, é uma solução possível para evitar tais problemas.

O problema de pesquisa adotado é o seguinte: qual a relação entre o sistema de logística reversa de pneus inservíveis e a aplicação prática da legislação de pneumáticos na cidade de Teresina? Teve-se como objetivos analisar o sistema de logística reversa de pneus inservíveis na cidade de Teresina e confrontar a legislação através da resolução normativa nº 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) com a situação real de tratamento de pneumáticos inservíveis a nível local.

A revisão bibliográfica tem por finalidade fundamentar os resultados apresentados neste trabalho. Esta revisão é realizada no artigo por meio da discussão de temas como logística reversa, problemas ambientais provocados por pneus inservíveis e a resolução normativa nº 416 de 2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A pesquisa de campo que fundamenta este artigo possui uma abordagem qualitativa, com natureza exploratória. O desenvolvimento do estudo ocorreu através de visitas aos agentes que compõem a logística reversa de pneus inservíveis a nível local. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questões abertas. Foi adotado como roteiro básico o Framework de De Brito e Dekker (2003), o qual considera na logística reversa os fatores: coleta, armazenamento e transporte.

Os agentes da cadeia reversa analisada estão seguindo a resolução normativa com disfunções. Existem meios de coleta e destinação de pneus, porém, observam-se condições inseguras de armazenamento, resistências na coleta de pneus inservíveis, inexistência de divulgação do serviço de coleta à população além de comercialização ilegal de pneus inservíveis por alguns agentes ao mercado informal com finalidade lucrativa. Observa-se a necessidade fiscalização presencial pelo IBAMA aos agentes.