RESUMO
Código: 505
Tema: Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

 

Abrir
Arquivo

 
Adere^ncia das Empresas de Aglomerado A`s Estrate´gias de Operac¸a~o
 

O mercado da moda, principalmente nas ultimas décadas, viu surgir uma urgência em novidades. Essa novo movimento proporcionou uma mudança de eixo, não é mais a indústria que dita os padrões, os consumidores e que buscam o que desejam comprar.Centros populares ou sofisticados, com lojas de pequeno porte são responsáveis pela maior parte das vendas no mercado de roupas. Um dos fatores que podem trazer uma vantagem competitiva para essas empresas é a localização do ponto de venda.

Alguns aglomerados comerciais são famosos pela atratividade que exercem nos clientes, seja pela variedade de lojas, localização, preços ou produtos específicos que são encontrados lá. A ótica desta pesquisa foi analisar se há uma estratégia operacional definida nestes aglomerados.Assim, a pergunta que orienta o trabalho é: no aglomerado comercial haveria, pela proximidade e relações geográficas, uma ocorrência preponderante de estratégia operacional definida?

O fast-fashion no setor têxtil possui a característica de produzir tardiamente tendências da moda. Como as peças são produzidas somente após a certeza de sucesso no mercado, cai a probabilidade de sobras. Bruce, Daly e Towers (2004) argumentam que a indústria de vestuário,mas pode usufruir das ferramentas do modelo Lean. Uma das ferramentas mais conhecidas desse sistema é o JIT (Just-in-Time). Ele permite que os clientes sejam servidos com menos investimento em estoque e um maior acertividade.

A pesquisa em questão é de natureza qualitativa e descritiva. A pesquisa foi realizada nos meses de fevereiro a junho de 2014. De maneira presencial foram visitadas 102 empresas. Um questionário estruturado serviu de base para pesquisa. As categorias de análise foram elaboradas conforme a revisão da literatura. Foram analisadas em primeira fase: (A) Especialização das empresas Para observar como as empresas operam em uma segunda fase: (1) Fast-fashion; (2) Just-in-time; (3) Postponement.

O resultado demostra uma similaridade na relação entre reposições e velocidade de giro. Há aderência ao princípio JIT de Womack, Jones e Roos (1990), de que os clientes sejam servidos com menor investimento em estoque e um maior nível de capacidade de resposta, o que é aplicado pela maior parte das empresas do agrupamento, As empresas aplicam a reposição de forma muito eficiente. As lojas da amostra tem um velocidade de média pra ótima em 91% nos casos de reposição.