RESUMO
Código: 507
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Ensino de Estratégia Na Pós-graduação Stricto Sensu: As Escolhas Pedagógicas dos Docentes
 

Ao longo de seu desenvolvimento histórico, o ensino de estratégia foi realizado a partir de diferentes perspectivas, conteúdos, métodos e técnicas. Nesse contexto, os professores necessitam escolher o que é relevante ensinar e como ensinar. Nessa multiplicidade de escolhas, percebe-se o surgimento de condutas similares e antagônicas que reforçam ou repudiam determinadas formas de ensinar estratégia (WALTER; BACH; VILLAR, 2013).

Apesar de haver estudos sobre o ensino em Administração no Brasil (CASTRO, 1981; FLEURY, 1983; BERTERO, 2006), pouco se conhece como a disciplina Capstone, vinda de Harvard Bussiness School, se disseminou nos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração no Brasil. Como objetivo de pesquisa definiu-se compreender as escolhas pedagógicas efetivadas pelos professores do campo para promover a aprendizagem de estratégia.

Dooley e Skinner (1977) indicam as possibilidades de abordagem filosófico-pedagógica de uma disciplina de estratégia. A crença de que o aprendizado é um processo de autoeducação compõe um extremo das possibilidades de escolhas pedagógicas (DOOLEY; SKINNER, 1977). Já, na extremidade oposta, o professor é o elemento decisivo no processo de aprendizado, sendo que seu conhecimento e sabedoria o colocam como componente central (DOOLEY; SKINNER, 1977).

Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, visto que se estudou o fenômeno em profundidade, buscando explicações para sua ocorrência. Entre os meses de maio e agosto de 2013, entrevistaram-se vinte e nove professores de vinte e sete programas das regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste. Quanto à análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise do conteúdo.

Quanto às escolhas pedagógicas realizadas pelos professores de estratégia nos programas stricto sensu em Administração, verificou-se que esses não possuem uma mesma preferência filosófico-pedagógica em suas disciplinas. Estabeleceu-se, por meio das narrativas, a existência de um continuum entre aulas expositivas, centralizadas no professor, e aulas participativas, centralizadas nos alunos.