RESUMO
Código: 515
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

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O Brasil Nas Revistas de Notícias Der Spiegel, Le Nouvel Observateur, The Economist e Time: Um Olhar Sobre A Corrupção
 

A percepção da imagem que um país constrói no exterior exerce influência em vários aspectos dos seus negócios internacionais. Uma percepção positiva pode determinar o sucesso de um destino de férias junto a consumidores estrangeiros, ou a opção por um bem exportado para determinado mercado. A reputação desfavorável poderá dificultar ou reduzir o investimento externo naquele país, impor barreiras ao esforço exportador de seus empresários ou mesmo dificultar o processo de importação.

Identificar a exposição de notícias de corrupção no Brasil divulgadas nas revistas de notícias das quatro maiores economias ocidentais. Pretende-se quantificar as notícias no exterior sobre o Brasil e especificamente sobre corrupção no país ao longo dos últimos onze anos, identificar se estas notícias vêm crescendo ao longo do tempo e, por último, se as notícias sobre corrupção no Brasil divulgadas no exterior refletem a cobertura dedicada na mídia brasileira

Pautada em três pilares, aponta a dificuldade de definir corrupção e apresenta a definição da UNODC, identifica as consequências da corrupção em indicadores econômicos que influenciam o desempenho das organizações, tais como o comércio internacional, o investimento estrangeiro direto. Ainda, avalia o papel da mídia no contexto da corrupção, monitorando e delatando os casos criminosos ou replicando situações identificadas em outros meios.

Pesquisa aos bancos de dados eletrônicos das revistas de notícias de maior circulação nas quatro grandes economias ocidentais, identificando a exposição de notícias sobre o Brasil e sobre a corrupção no país. Análise do comportamento desta exposição de notícias utilizando métodos estatísticos de correlação. Identificação de eventual correlação entre notícias sobre corrupção publicas no Brasil e artigos divulgados no exterior.

As notícias sobre o Brasil divulgadas no exterior cresceram ao longo dos onze anos avaliados pelo artigo (2003 a 2013), não é possível a mesma afirmação para notícias sobre corrupção. O semanário britânico The Economist se destaca na cobertura sobre o Brasil, tendo publicado mais de 70% do total das notícias. Há uma forte correlação entre as reportagens sobre corrupção na capa da revista Veja e os artigos publicados nas quatro revistas internacionais.