RESUMO
Código: 516
Tema: Gestão de Operações Sustentáveis

 

Abrir
Arquivo

 
Certificar Ou Na~o? Um Estudo de Caso Sobre A Necessidade de Certificac¸a~o do Sistema de Gesta~o Ambiental Na Empresa
 

Os stakeholders cada vez mais pressionam as organizações a adotarem práticas voltadas a Gestão Ambiental. De forma a satisfazer seus anseios e se resguardar algumas adotam as certificações ambientais. Certificar um SGA significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à preservação da biodiversidade, o que pode mitigar riscos e ser um diferencial dentro de seu ramo de atuação.

Gerir a cadeia de suprimentos de maneira sustentável pode ter impactos na estratégia da empresa. Há motivos para a utilização de SGA certificadas, como afirmam Seuring e Müller (2008).Por outro lado, há outros estudos que afirmam que a adoção de SGA ou a informação da certificação talvez não seja tão relevante para o potencial investidor.A literatura não apresenta um consenso sobre a adoção de um SGA certificado. Diante desse panorama há motivos para certificar o SGA?

A partir da certificação há a comprovação da qualificação de padrões internacionais de controle ambiental. Essa certificação credencia a certificada, por exemplo, a acessar e disputar os mercados internacionais que utilizam-se desses padrões em seus países, mitigar possíveis problemas ambientais na cadeia e até mesmo diminuir a pressão de ONGs. Apesar da ISO 14001 ser hoje um dos conjuntos de normas mais conhecidos, não é a única.

O trabalho envolveu a realização de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório amparadas por entrevistas à três executivos; um executivo de uma empresa química (1); um executivo de uma empresa alimentícia (2) e; um executivo da UNICA (União da indústria de cana-de-açúcar)(3); todos ligados diretamente a gestão da sustentabilidade em seus cargos. Cada entrevistado teve o tempo que achou necessário para comentar suas impressões, pontos positivos e negativos das certificações.

O administrador empreende sua análise, formado por um número limitado de alternativas, a escolha visa contemplar algo que represente uma solução satisfatória aos agentes ou adequadas à situação (TORRES JR., 2010), nesse sentido a escolha em relação a certificação é a mesma. Satisfazer os agentes, sejam internos ou externos de modo satisfatório foi o que motivou as organizações. Um ponto em comum, com base nas respostas obtidas das três organizações, o comprador é o stakeholder a ser atendido.