RESUMO
Código: 52
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Percepção dos Gestores Sobre Mecanismos do Sistema de Controle Gerencial: Um Estudo de Caso Na Brf Foods S.a
 

Para promover o desenvolvimento, é comum as organizações buscarem mecanismos do sistema de controle gerencial (FREITAS; BRANDÃO, 2005) que influenciam diretamente nos objetivos da organização, bem como no comportamento dos indivíduos e da cultura organizacional (ANTHONY; GOVINDARAJAN; DEARDEN, 1998). Frezatti et al. (2009) afirmam, os sistemas de informações de gestão são procedimentos e recursos de modo interdependentes que interagem com a finalidade de gerar e comunicar informações.

Diante do exposto, apresenta-se a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos gestores sobre mecanismos do sistema de controle gerencial de uma agroindústria? Deste modo, o objetivo do estudo é identificar a percepção dos gestores sobre mecanismos do sistema de controle gerencial de uma agroindústria. Justifica-se pela importância de compreender os fatores da adoção de instrumentos gerenciais, além de demonstrar como os gestores de uma grande corporação podem ter diferentes percepções.

Para Kober, Ng e Paul (2003), a abrangência do sistema de controle gerencial é relacionada aos mecanismos postos à disposição dos gestores para controle das atividades. Esta amplitude é composta por alguns mecanismos que podem ser caracterizados pelo monitoramento dos resultados, controles de custos, controles burocráticos, mecanismos de comunicação e integração, compartilhamento de recursos, controles rígidos, controles profissionais, cultura organizacional e a adaptação (ARCHER; OTLEY, 1991).

O estudo é caracterizado quanto aos objetivos, como descritivo, quantos aos procedimentos como levantamento/survey e a abordagem do problema de natureza quantitativa (THEÓPHILO; MARTINS, 2009). O estudo foi realizado na BRF FOODS S.A e a população da pesquisa compreendeu 100 gestores, sendo diretores, supervisores e gerentes de diversas filias da BRF FOODS S.A. A amostra da pesquisa foi delineada tendo em vista o retorno do instrumento de pesquisa, totalizando 31 gestores de alto escalão.

Os resultados indicam que relatórios orçamentários não são amplamente aceitos e reconhecidos pela maioria dos gestores da organização. Os gestores divergem sobre a realização da análise da variação orçamentária e sobre a percepção de existência da auditoria externa como ferramenta para verificação de padrões e procedimentos de qualidade.