RESUMO
Código: 521
Tema: Estrutura de capital e capital de giro

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação de Empresas: Uma Análise Sob A Ótica do “viés de Avaliação” Nos Laudos de Oferta Pública de Aquisição Ações
 

A avaliação de empresas tem sido um assunto recorrente dentro da área de finanças e é um processo fundamental em diversas situações.Uma das circunstâncias pelas quais o laudo de avaliação é realizado no Brasil é para o cumprimento às exigências legais que dispõem a Instrução CVM nº 361/2002. O objetivo da avaliação é alcançar o valor justo da empresa. Entretanto, sobre esse processo de avaliação, Damodaran (2007) afirma que existe um viés que não recebe a merecida atenção.

Diante do viés de avaliação apresentado por Damadoran (2007), surge a pergunta motivadora da pesquisa: Nos laudos de avaliação com finalidade de OPA a relação entre a empresa contratante da avaliação e a empresa avaliadora causa viés no valor justo da ação em relação ao preço da ação? Assim, o objetivo da pesquisa é analisar se nos laudos de avaliação com finalidade de OPA o valor justo obtido é influenciado pela relação da empresa avaliadora com a empresa contratante.

O Referencial teórico aborda sobre os laudos de avaliação e sobre o viés de avaliação. Quanto aos laudos de avaliação são apresentados algumas dificuldades e falhas dos laudos que podem corroborar para o viés de avaliação, além disso são apresentadas as classificações das Ofertas públicas de aquisição de ações e os critérios segundo os quais o laudo de avaliação deve indicar o valor da companhia.

Com vistas a atingir o objetivo da pesquisa, três hipóteses de pesquisa foram testadas. Delimitou-se o universo da pesquisa em 106 laudos de avaliação com finalidade de OPA que foram divididos em três grupos de acordo com a contratante da avaliação. Foi realizada uma análise de médias entre as variáveis: valor justo da ação e preço da ação. A normalidade das variáveis foi testada pelos testes Kolmogorov-Smirnov (K-S) e Shapiro-Wilk e o teste de média utilizado foi o teste de Wilcoxon.

Os resultados encontrados na análise das amostras evidenciam a existência do viés de avaliação apresentado por Damodaran (2007) O viés do valor justo em relação ao preço da ação foi confirmado principalmente nas situações em que a contratante da avaliação é a empresa avaliada. Com um menor nível de confiança também foi possível a constatação desse viés quando a contratante da avaliação não é a empresa avaliada nem sua controladora.