RESUMO
Código: 524
Tema: Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços

 

Abrir
Arquivo

 
Inovação Na Prestação de Serviços Públicos: Análise dos Portais Eletrônicos das Prefeituras Municipais de Sergipe
 

A utilização da Internet vem provocando uma grande transformação no mundo dos negócios, oferecendo às empresas um novo e poderoso canal de comunicação com o mercado, ao proporcionar diversas inovações. Destaca-se nesse contexto, a implementação de diversas inovações da prestação de serviços públicos direcionadas, principalmente, para grupos de pessoas menos favorecidas e nos mais diversos lugares do país.

A proposta central deste estudo é averiguar as diversas práticas de inovação em serviços, realizados pelos governos municipais por meio dos seus portais eletrônicos, no nível dos micros, pequenos e médios municípios, que representam, de acordo com o IBGE (2012) 94,8% do total de cidades brasileiras. Especificamente o estudo vai buscar identificar quais os serviços públicos são disponibilizados aos cidadãos nos portais eletrônicos das prefeituras municipais sergipanas.

Conforme afirmam Funai e Rezende (2011), a disponibilização de serviços eletrônicos por meio das plataformas de governo eletrônico trazem benefícios para os cidadãos, via modificação dos serviços governamentais. Dessa forma, oferece-se aos governos municipais uma forma alternativa de disponibilizar novos serviços aos cidadãos e trazer inovação às suas operações internas.

Trata-se de um estudo dedutivo, pois foi desenvolvido uma estrutura conceitual e teórica que posteriormente foi testada pela observação empírica. No tocante à tipologia relacionada aos objetivos, o estudo caracteriza-se como descritivo. Para o delineamento de pesquisa utilizou-se da documentação direta, utilizando-se de um formulário estruturado. O universo da pesquisa compreendeu 73 (setenta e três) municípios sergipanos, classificados como micro, pequenos e médios.

A partir do processamento dos dados utilizados para composição do índice de inovação em e-serviços dos municípios, foi possível verificar o nível de cada cidade que participou do estudo. Além disso, foram feitas análises específicas das práticas de inovação em serviços correlacionando de acordo com o porte e população de cada município.