RESUMO
Código: 533
Tema: Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de base tecnológica, incubadoras e parques tecnológicos, capital de risco

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo da Relação Entre O Estilo de Liderança e As Dimensões da Cultura Organizacional em Uma Incubadora Tecnológica do Rio Grande do Sul
 

O estilo de liderar compreende o comportamento e as ações do indivíduo frente à situações de gerenciamento. Para Meleiro (2005) as atitudes de pessoas que gerenciam organizações podem vir a alterar o comportamento e a maneira como os indivíduos percebem a organização. Sendo assim, pressupõe-se que de acordo com o estilo que o líder tem de liderar poderá haver o desenvolvimento, de forma mais ou menos proeminente, de certas dimensões da cultura organizacional.

Problema de pesquisa: Qual a relação entre o estilo de liderança e as dimensões da cultura organizacional? O objetivo central da pesquisa consiste em: analisar a relação entre o estilo de liderança e as dimensões da cultura organizacional em empresas de uma incubadora tecnológica do Rio Grande do Sul.

CULTURA ORGANIZACIONAL: O PROCESSO DE FORMAÇÃO E A INFLUÊNCIA DOS LÍDERES NO CENÁRIO DAS INCUBADORAS TECNOLÓGICAS - Dimensões da Cultura Organizacional: Hofstede (1984): Grau de Distância Hierárquica; Grau de Individualismo ou Coletivismo; Índice de Controle de Incerteza; Índice de Masculinidade e Feminilidade. House et al. (1999): Orientação Afiliativa; Orientação para o Futuro; Orientação para a Performance; Assertividade. - LIDERANÇA Orientada à tarefa, ao relacionamento ou situacional.

Realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa em empresas de uma incubadora tecnológica do RS. A coleta dos dados da pesquisa foi realizada utilizando-se um questionário composto pela Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG – de Melo, 2004) e pela escala de Avaliação das Dimensões Culturais (Hofstede, 1984; Projeto Globe, 1999). Realizaram-se análises descritivas simples, medidas de variabilidade, tabelas de frequências e análises de correlação de Pearson (r) entre as variáveis.

Os resultados das correlações indicaram que os gestores das empresas incubadas, independente do estilo de liderar ser orientado à tarefa, ao relacionamento ou um líder situacional, influenciam na dimensão cultural que identifica o grau de orientação dos indivíduos para as ações futuras.