RESUMO
Código: 534
Tema: Aprendizagem nas organizações

 

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Universidades Corporativas: Fatores Que Motivam Sua Implementação em Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis
 

As organizações utilizam das Universidades Corporativas (UC) para coordenar a educação de seus funcionários, implantadas tanto por empresas que desejam ampliar e padronizar os programas de treinamento quanto por empresas que desejam oferecer novas oportunidades de potencializar o desenvolvimento de seus colaboradores que irão contribuir para a criação ou manutenção de vantagem competitiva (VERGARA; RAMOS, 2001; BRANCO, 2005).

O problema de pesquisa que orientou o presente estudo foi: quais os fatores motivam a criação de uma UC em uma empresa prestadora de serviços contábeis? Assim, o objetivo geral da pesquisa é identificar os fatores que motivaram a criação de uma UC em uma empresa prestadora de serviços contábeis, bem como verificar os principais resultados alcançados com a implantação da UC.

A revisão de literatura proposta neste estudo foi dividida em dois tópicos: (i) Caracterização das Empresas Prestadoras de Serviços Contábeis, (ii) Educação Corporativa e Universidades Corporativas. Os principais autores pesquisados foram: (GIOVANNINI; TRUFFEM, 2009; BRANCO, 2005; VERGARA; RAMOS, 2001; BITENCURT, 2001; FIGUEIREDO; FABRI, 2000 )

A pesquisa classifica-se como exploratória, o procedimento adotado foi um estudo de caso em uma empresa prestadora de serviço contábil que implementou a Universidade Corporativa. Foram feitas entrevistas com 6 gestores e aplicado questionários a 51 colaboradores da empresa. O protocolo do estudo de caso foi composto com base nos sete princípios de sucesso da Educação Corporativa (Éboli, 2004).

Os entrevistados reconhecem o sucesso obtido com a implantação da UC, a qual propiciou: a participação representativa dos colaboradores nos cursos oferecidos, a integração entre os setores e colaboradores, a programação e qualidade dos cursos oferecidos, a transferência de conhecimentos entre facilitadores e participantes dos cursos e, principalmente, a avaliação de desempenho positivo dos colaboradores que participam dos cursos e treinamentos oferecidos pela UC.