RESUMO
Código: 537
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

Abrir
Arquivo

 
A Complementaridade Entre A Racionalidade Substantiva e A Ação Comunicativa Na 1º Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa
 

A Complementaridade entre a Racionalidade Substantiva e a Ação Comunicativa sugere a relação entre valores que não podem ser mensurados por cálculos econômicos. A complexidade humana requer atenção à subjetividade nas organizações e a correspondência entre o discurso e a prática. Identificar que a Teoria Organizacional deve ser repensada e considerar que um brasileiro propôs essa análise, deve motivar a Academia no incentivo ao desenvolvimento de pesquisas que considerem essa abordagem.

Problema: Como a complementaridade entre a Razão Substantiva e a Ação Comunicativa é identificada na Primeira Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa? Objetivos Geral: Identificar em quais aspectos propostos por Serva, há a complementaridade entre Razão Substantiva e Ação Comunicativa na prática administrativa da igreja estudada. Específicos: Classificar o nível de Racionalidade; Verificar a aplicabilidade da Ação Comunicativa; Contextualizar a prática administrativa na organização.

O conceito de Racionalidade não é puro e assim, propõe-se uma discussão acerca da construção filosófica de Sócrates e à luz do Iluminismo com análise de Foucault até chegar a reflexão de Weber que impulsionou Ramos a conceber a Racionalidade Substantiva. A revisão evidencia que a razão substantiva envolve uma ação comunicativa e esta foi abordada baseada em Habermas. A Complementaridade entre as duas teorias, foi sugerida por Serva, que também forneceu os quadros de análise e o continuum.

Pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo com Estudo de caso na 1ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa. Realizou-se entrevistas semi-estruturadas com integrantes da diretoria administrativa e com os funcionários efetivos. Os contatos foram realizados mais de 1 vez, a fim de contemplar a triangulação. Assim, também realizou-se pesquisa documental. Os discursos foram transcritos e analisados à luz dos conceitos teóricos.

A igreja demonstrou uma aproximação maior da Razão Substantiva, mas a presença da dominação ideológica, moveu consideravelmente a posição no continuum. Isso corrobora a ideia de Serva de que não existe organização unicamente instrumental ou substantiva e sim gradações. A ação comunicativa é aplicada satisfatoriamente por se mensurar atitudes pautadas no que foi percebido. A complementaridade é parcialmente suportada com 5 correspondências, 4 correspondências parciais e 1 não-correspondência.