RESUMO
Código: 543
Tema: Comportamento organizacional

 

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O Papel das Rotinas Nas Organizações: Estudo de Caso em Um Banco Comercial
 

O trabalho foi desenvolvido em uma agência bancária em um município localizado na Região Agreste do Estado de Pernambuco, buscando analisar, como caso de estudo, uma rotina específica, o sistema de compensação de cheques. Esta rotina foi considerada por tomar a maior parte das atividades e do tempo de serviço dos que trabalham nesta agência e por estar, no momento da pesquisa, passando por alterações.

O tema “rotinas organizacionais” possui poucas discussões em meio acadêmico brasileiro (MACHADO, 2014; MILAGRES, 2008; 2011). Assim, o presente trabalho surge em tentativa de tratar as rotinas organizacionais, mostrando qual a sua dinâmica dentro de uma organização, considerando o modelo consolidado por Pentland e Feldman (2008, p. 241). Portanto, o objetivo do trabalho é compreender os impactos causados pela mudança na rotina de compensação de cheques na agência caso em estudo.

O referencial versou na compreensão do conceito de Rotinas Organizacionais, em seus aspectos ostensivos, de cunho conceitual e performativos, visualizados no comportamento prático (FELDMAN, 2003), que são representados nos e influenciados por artefatos (PENTLAND; FELDMAN, 2005; 2008). As rotinas, para resultarem em ações, sofrem influência dos esquemas das pessoas, que advém dos recursos (FELDMAN, 2004).

Um estudo de caso qualitativo foi desenvolvido em uma agência bancária. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante, análise de documentos e de entrevistas realizadas junto a funcionários da agência. O trabalho descreve as mudanças ocorridas em uma rotina específica, a de compensação de cheques. As alterações são analisadas a partir do ponto de vista dos funcionários entrevistados e do registro documental de um dos autores, que trabalhou na agência.

Os resultados apontam à influência dos funcionários sobre as rotinas, nos aspectos performativos, e das rotinas sobre funcionários em seus aspectos ostensivos, sempre com o controle das atividades, em direção a um objetivo comum. Outro aspecto relevante encontrado foi a relação das rotinas com os recursos da organização, onde existe uma dependência por parte das rotinas, que se desenvolvem se estiverem o aporte de recursos necessários. Recursos que são os principais artefatos organizacionais.