RESUMO
Código: 551
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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O Processo de Formação da Cultura
 

Vivemos em um mundo complexo e interligado, onde as organizações e instituições auxiliam na formação dos grupos sociais, ao mesmo tempo em que são afetadas por essa relação. Independente do tipo de organização ou de tempo de constituição do grupo, as ações do coletivo sobre o indivíduo são evidentes. Portanto, a importância da cultura organizacional para o bom andamento das tarefas da empresa, e as dificuldades enfrentadas para formação da cultura do grupo justificam esta pesquisa.

Como é o processo de formação do grupo? Para responder esta questão, este estudo busca analisar o processo de formação do grupo, tendo como base os alunos da linha de pesquisa Estudos Organizacionais Contemporâneos do Mestrado em Administração da Faculdade IMED, de Passo Fundo, RS.

O presente estudo buscou conceitos relativos a cultura organizacional e formação de grupos. A teoria se baseia em Schein (2009), inclusive quanto às etapas de formação do grupo: formação do grupo; construção do grupo; trabalho em grupo; maturidade do grupo.

Para atingir o objetivo proposto a presente pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário aos 9 integrantes do grupo, bem como aplicada uma entrevista ao coordenador do curso, visando entender o processo de seleção. Os dados foram compilados no software CoStat e TagCrowd.

Os resultados obtidos demonstram que o grupo está no estágio trabalho em grupo e familiaridade funcional, de acordo com a classificação de Schein (2009). Pode-se verificar que o processo de construção da cultura do grupo está avançado. Como observadores, pode-se citar os momentos de pressão e dificuldades como pontos chave na definição de uma cultura de todo o grupo. Destacam-se, também, a pouca concordância com as afirmações relacionadas a dependência do grupo ao líder.