RESUMO
Código: 554
Tema: Contabilidade financeira e gerencial

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Determinantes Para A Sonegação Fiscal: A Percepção de Discentes Ingressantes e Concluintes do Curso de Administração de Uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior
 

A análise e compreensão dos fatores determinantes é uma questão de ordem pública, em razão do impacto ocasionado na arrecadação tributária estatal. Para tanto, faz-se necessário conhecer quais são esses fatores determinantes, principalmente no meio acadêmico, em razão de ser este o espaço mais adequado para discussão acerca de tal problema, no qual são realizadas pesquisas e, consequentemente, apontadas as possíveis causas e efeitos desse e de outros problemas, tributários ou não.

Esta pesquisa buscou responder o seguinte questionamento: qual a percepção dos discentes ingressantes e concluintes do curso de Administração de uma instituição pública federal do interior de Minas Gerais acerca dos fatores determinantes da sonegação fiscal? O objetivo geral desta pesquisa é identificar a percepção de ingressantes e concluintes do curso de Administração de uma instituição pública federal do interior de Minas Gerais acerca dos fatores determinantes para a sonegação fiscal.

O artigo aborda aspectos relacionados à sonegação fiscal e seus impactos sócio-econômico-financeiros. Elucida o que é a sonegação fiscal e os principais fatores determinantes para tal prática. Foram trazidas à tona discussões acerca da sonegação fiscal com base em Vihanto (2003), Bernasconi, Corazzini e Seri (2014), Kim (2008), Myles e Naylor (1996), Alm, McClelland e Schulze (1992), Groenland e Veldhoven (1983), Jackson e Millirion (1986), Allingham e Sandmo (1972), entre outros.

Trata-se de um levantamento, cujos dados foram coletados com um questionário aplicado aos discentes dos três primeiros e dos três últimos períodos do curso de Administração de uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais. Os dados foram analisados quantitativamente por meio do Teste de Mann-Whitney, de modo a comparar as medianas obtidas em cada um dos grupos, e identificar as percepções dos discentes em relação aos fatores determinantes para a sonegação fiscal.

Para os discentes são determinantes para a sonegação fiscal: carga tributária; má gestão dos tributos arrecadados; falta de um adequado planejamento tributário; ausência de um eficiente sistema de cobrança e punição por parte do governo; fatores psicológicos. Não foram identificadas diferenças estatísticas entre as percepções de ingressantes e concluintes em relação a esses fatores. Frequentar o curso de Administração não tem efeito sobre a percepção dos discentes quanto aos fatores analisados.