RESUMO
Código: 557
Tema: Temas emergentes e modismos em gestão de pessoas

 

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A E-liderança: Uma Análise do Estilo Gerencial de Liderança em Cursos à Distância Pela Uab
 

Identificar o tipo de líder e estabelecer relações do seu estilo junto aos resultados organizacionais, demonstra o esforço de diversas pesquisas em fornecer uma contribuição ao campo de conhecimento sobre a liderança buscando aprimorar a gestão das organizações e alcançar a sua eficácia. A relação recursiva entre liderança e tecnologia se faz presente nas organizações que buscam se adaptar às exigências do ambiente nas quais estão inseridas.Nesse cenário a e-liderança ganha espaço, perspectivas.

A modalidade de cursos à distância desenvolve arranjos nos quais a e-liderança passa a ser uma realidade. Nesse sentido qual o estilo de liderança e como estes são percebidos pelos colaboradores de cursos na Modalidade a Distância em relação aos seus líderes? Este estudo objetiva avaliar os estilos de liderança gerencial através da percepção dos liderados em um curso de Administração Pública a distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Avolio, Kahai e Dodge (2000), define e-liderança como processo de influência social mediada pela Tecnologia de Informação Avançada-AIT para produzir mudança de atitudes, sentimentos, pensamento, comportamento e desempenho com indivíduos, grupos ou organizações. A liderança podem ter diferentes estilos percebidos entre gestores influenciando resultados em seus liderados, dentre estes destacam-se estilo de gerenciamento voltado para a Tarefa, para o Relacionamento e para a Situação(Melo, 2004)

A pesquisa é exploratória, os dados obtidos por meio de uma survey, através do envio de questionário pelo Google Docs aos professores e tutores pertencentes a esse ambiente virtual. Para tratamento dos dados foi utilizada a técnica Análise de Cluster, comprovando a existência de três agrupamentos com diferentes percepções do grupo em relação aos seus líderes. Utilizou-se ainda o teste de hipótese de igualdade das médias pela técnica Kruskal Wallis confirmando essa diferença entre os grupos.

A significância verificada no teste, demonstrou valores destacados para cada variável inferior a 0,05 (sig. < 0,05), comprovando a rejeição de H0, existência de igualdade entre os grupos, e o aceite de H1, existência de diferenças entre os grupos. Dessa forma confirma-se os resultados apresentados pela análise de cluster ou conglomerado utilizado para identificação da existência de três grupos na organização pesquisada com diferentes percepções dos liderados em relação ao líder