RESUMO
Código: 561
Tema: Empreendedorismo Corporativo: Inovação de produtos e processos e Busca de Novos Negócios em empresas consolidadas

 

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Aprendizagem Organizacional e Intraempreendedorismo: Aproximações Com Olhar no Projeto Mostra Algar Inovação
 

A relevância deste trabalho esteve na identificação de pontos convergentes das linhas teóricas de intraempreendedorismo e aprendizagem organizacional (ANTONELLO, 2011). As oportunidades de negócios perpassam os conhecimentos de mercado para potenciais empreendedores, com demandas para aprenderem sobre identificação de necessidades. Isso inclui os intraempreendedores (HASHIMOTO, 2006). Nas empresas, o compartilhamento de experiências das equipes pode estimular a formação de ideias inovativas.

O problema de pesquisa levantou a seguinte questão: Quais elementos estimulam as pessoas na formação de equipes informais com objetivo de trocarem experiências e aprendizados para prospecção de projetos inovativos? Objetivo da pesquisa esteve ancorado em compreender uma ação intraempreendedora de um projeto de inovação que estimula a formação de equipes informais para troca de experiências e aprendizados dos membros do grupo. O foco esteve nas relações de aprendizagem e ação empreendedora.

A aprendizagem abrange diversos recortes e lentes sobre formas de investigar, interpretar e aplicar seus conceitos nos níveis individual, grupal e organizacional (ANTONELLLO; GODOY, 2011). A aprendizagem informal traz como conceito um caminho diferenciado da aprendizagem formal (SVENSSON; ELLSTRÖM; ABERG, 2004). No intraempreendedorismo, Morris e Kuratko (2002) chegam à conclusão que a motivação primária dos intraempreendedores reside no processo da inovação e possibilidade de correrem riscos.

Esta pesquisa buscou compreender a relação dos conceitos de aprendizagem organizacional e intraempreendedorismo pelo estudo de caso de um projeto premiado na Mostra Algar Inovação. Dessa forma, a pesquisa seguiu uma orientação qualitativa e exploratória (GODOY, 1995). As entrevistas foram semiestruturadas com orientação de um roteiro (BAUER; GASKELL, 2002; CRESWELL, 2010). Com as transcrições, foi seguida a proposta de codificação de King e Horrocks (2010) e relação com as linhas teóricas.

Inicialmente, a equipe que concorre na Mostra Algar Inovação é formada espontaneamente por consenso e afinidade dos membros com relação ao projeto, onde apresenta uma proposta aos gestores do programa e, após validação, iniciam as atividades. A constituição da equipe não é motivada pela organização, mas pelas pessoas que identificam algum ponto de melhoria ou necessidade latente pelos clientes ou processos internos. Os membros da equipe ressaltaram o aprendizado com a participação no projeto.