RESUMO
Código: 570
Tema: Gestão Organizacional: Recursos Humanos, Arranjos Institucionais e Planejamento

 

Abrir
Arquivo

 
O Processo de Aprendizagem de Docentes em Cargos Gerenciais: Estudo em Uma Universidade Federal
 

Nas Instituições de Ensino Superior públicas, muitas tarefas administrativas sempre foram realizadas pelos docentes, pois elas se relacionam com a gestão do conhecimento que é gerado e/ou reproduzido nestas Instituições. Verifica-se uma grande rotatividade no exercício dos cargos, ocasionando dificuldades para as mesmas. Este trabalho se propõe a investigar como ocorre a aprendizagem individual de docentes que ocupam cargos administrativos em uma universidade do interior do Rio Grande do Sul.

Identificar como ocorre a aprendizagem individual em docentes ocupantes de cargos administrativos em uma Universidade no interior do Rio Grande do Sul, tendo como pressupostos teóricos os modelos de Senge (1990), Kim (1993, 1998), Probst e Büchel (1997), bem como a retenção do conhecimennto, segundo Nonaka e Takeuchi (1997). Este trabalho se propõe a investigar: “Como ocorre a aprendizagem dos docentes que ocupam cargos administrativos em uma Universidade Federal?”.

Senge fundamenta-se na análise da maneira como as pessoas pensam, agem, reagem, comunicam-se e relacionam-se entre si. Kim desenvolve um modelo de integração entre a aprendizagem individual e organizacional. Para Probst e Büchel a aprendizagem individual é um produto da reflexão de cada pessoa, que muda suas formas de pensar e compreender. Nonaka e Takeuchi apresentam quatro processos para criação do conhecimento organizacional: socialização, externalização, combinação e internalização.

Pesquisa qualitativa; - Estudo descritivo; - Estudo de caso. SUJEITOS DA PESQUISA: - Amostra não-probabilística intencional: diferentes cargos administrativos ocupados pelos docentes. COLETA DE DADOS - Entrevistas - Protocolo de Entrevistas: dividido em 3 blocos TRATAMENTO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS - Análise de conteúdo - Buscou-se interpretar a problemática da pesquisa à luz da teoria revisada e a partir da valorização da fala dos entrevistados.

Foi possível identificar a existência de unanimidade entre os entrevistados no que tange à falta de treinamento na instituição para as funções de chefia a serem desempenhadas por docentes e também a necessidade de mapeamento de processos e rotinas dessas funções. A Universidade Federal estudada nessa pesquisa apresenta determinados problemas na aprendizagem dos docentes em cargos gerenciais, os quais poderiam ser mitigados por meio de iniciativas como manuais, fluxogramas, treinamentos e cursos