RESUMO
Código: 571
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

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Aliança Estratégica Entre Instituições de Ensino Superior: Gerando Mestrados e Doutorados Interinstitucionais
 

. . As Instituições de Ensino Superior precisam estar atentas às rápidas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais ocorridas no mundo globalizado e também flexíveis para a possibilidade de inovarem seus serviços, favorecendo as chances de vantagem competitiva. Para acompanhar estas mudanças, as empresas investem em capacitações. Apesar da expansão de cursos de graduação e de pós-graduação no Brasil, nota-se que este avanço ainda não é suficiente e nem atende às necessidades brasileir

Problema: Como ocorrem as alianças estratégias entre Instituições de Ensino Superior- IES, que buscam capacitar profissionais e criarem ou expandirem centros de pesquisas? Quanto aos objetivos: - Verificar como ocorrem os Mestrados e Doutorados Interinstitucionais; - Conhecer os principais benefícios advindos das alianças entre IES para as instituições envolvidas; - Identificar os mestrados e doutorados interinstitucionais que estão ocorrendo no Brasil na área de Administração.

Ao longo da revisão bibliográfica, apresentam-se: conceitos de alianças estratégicas, fazendo uma ampliação deles para o âmbito dos Minters e Dinters (BARBOSA e ZILBER, 2007; DEPAMPHILIS, 2003; KLOTZLE, 2003; CAPES,2012); relação entre alianças estratégicas, inovação e vantagem competitiva (AFUAH,1998); benefícios das alianças estratégicas, destacando-se o compartilhamento e a criação de conhecimento entre IES (FAYE,LORTIE,DESMARAIS, 2008; NONAKA,TAKEUCHI, 1995; COLLINS,1993).

Pesquisa exploratória, tendo em vista que se buscou a familiarização com o fenômeno investigado descobrindo e estabelecendo novas ideias e percepções em relação ao objeto de estudo. Quanto aos procedimentos técnicos, adotaram-se as pesquisas bibliográfica e documental, uma vez que se procurou, através da literatura e documentos preexistentes, informações que pudessem responder aos questionamentos e objetivos pré-estabelecidos.Já em relação ao âmbito do estudo, o foco está na educação superior.

Os principais resultados: Alianças entre IES levam em consideração, as potencialidades das instituições promotoras e necessidades das instituições receptoras a fim de gerar benefícios. Condições para as instituições promotoras oferecerem Minter e/ou Dinter: ter nota igual ou superior a cinco; manter cooperação interinstitucional; viabilizar a formação de mestres e doutores em regiões que se encontram fora dos centros consolidados em ensino e pesquisa, preservando o mesmo nível de qualidade.