RESUMO
Código: 572
Tema: Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Análise dos Determinantes do Spread de Swap de Crédito Soberano Brasileiro
 

Especificamente, os instrumentos financeiros chamados credit default swap (CDS) são entre os derivativos de crédito os mais difundidos. O CDS soberano é tal como um CDS comum, porém está relacionado a riscos das dividas soberanas de países, funcionando como seguro de dívidas de países contra default. Além disso, os chamados CDS index são benchmarks para investidores e são frequentemente utilizados por traders para especular sobre mudanças na qualidade de crédito.

Derivativos de crédito são importantes instrumentos financeiros ainda pouco desenvolvidos no Brasil. Entre eles se destacam os credit default swaps (CDS), que funcionam como uma espécie de seguro contra risco de crédito. Pesquisas desenvolvidas no exterior mostraram a existência de correlação entre CDS soberano, os chamados CDS index e índices de ações. O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar os fatores determinantes do spread de swap de crédito soberano brasileiro.

Poucos são os estudos desenvolvidos no Brasil sobre o mercado de derivativos de crédito (exemplos podem ser vistos em Sasaki, Chela e Kimura (2009), Kapotas, Schirmer e Taddeo (2004) e Botelho (2012)). Os estudos apresentados na literatura internacional focam na análise da interação entre o mercado acionário e os spreads de credit default swap (Oliveira, Curto e Nunes (2012); Fender, Hayo e Neuenkirch (2012); Naifar (2011)).

A pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e de caráter quantitativo. Os dados foram obtidos no Datastream da Thomson Reuters e englobam o período que vai do mês de maio de 2009 a maio 2014. As variáveis foram divididas em dois grupos, as locais e as globais. Os determinantes do spread de crédito do CDS Brasil são identificados a partir de um modelo de regressão linear múltipla. Utiliza-se de ferramentas estatísticas para validar o modelo ajustado e seus respectivos pressupostos.

Ao nível de significância de 5% verifica-se que o índice S&P 500 tem maior efeito sobre o CDS Brasil, seguido pelas variáveis índice Ibovespa, índice iTraxx, índice CDS europeu, volatilidade do FX e CDS USA. Além disso, o CDS Brasil apresenta uma relação positiva com os índices de ações e uma relação negativa com as demais variáveis, resultados similares a alguns estudos apresentados na literatura.