RESUMO
Código: 574
Tema: Estratégia

 

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Desenvolvimento e Lançamento do Volkswagen Fox: Análise do Caso Baseado Na Inovação de Valor
 

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e lançamento do Volkswagen FOX e confrontá-lo com o conceito de inovação de valor de Kim e Mauborgne. O veículo foi totalmente desenvolvido pela Volkswagen Brasil ,após a identificação da possibilidade de atuação em um mercado não explorado. Para tanto, a empresa necessitou desenvolver uma solução mais acessível, que trouxesse uma nova proposta de valor para os consumidores. O FOX, até hoje, figura entre os veículos mais vendidos do país.

A metodologia utilizada neste artigo é a pesquisa qualitativa, a partir do estudo de caso único. Este modelo mostra-se adequado para assuntos contemporâneos e com escassez de estudos, situação evidenciada pela a dificuldade de acesso a casos de sucesso nacionais sobre o tema. O caso objetivou apresentar os fatos históricos, de modo a testar o quanto o projeto e os processos utilizados pela VWB foram aderentes ao conceito de inovação de valor.

O referencial teórico utilizado diz respeito ao conceito de inovação de valor proposto por Kim e Mauborgne. Dentre as ferramentas utilizadas destacam-se a matriz "eliminar-reduzir-criar-elevar" e a curva de avaliação de valor. O artigo propõe uma reflexão reconstrucionista sobre o desenvolvimento do Fox. Para análise do problema foram utilizadas fontes primárias (entrevistas com executivos envolvidos no projeto) e fontes secundárias (revistas e jornais especializados, sites, entre outros).

Foi possível utilizar as ferramentas de inovação de valor, aplicando-as a uma situação prática de um produto desenvolvido originalmente por um processo próprio da empresa estudada. Dentre os resultados observados destaca-se a construção de uma nova curva de valor e a redistribuição de custos, a captura de mercados não-consumidores e o grande sucesso de vendas, corroborando a idealização dos preceitos propostos por Kim e Mauborgne.