RESUMO
Código: 576
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Dinâmica dos Grupos Estratégicos Na Indústria Sucroalcooleira Brasileira
 

Conhecer o ambiente competitivo é parte integrante do processo estratégico da empresa. Entretanto, a complexidade do ambiente demanda ferramentas que auxiliem nessa tarefa. O estudo de grupos estratégicos procura agrupar empresas de uma certa indústria com combinações de estratégias similares e com isso avançar, não só na identificação de concorrentes, mas na previsão de movimentos dos grupos e seus integrante. Entretanto, esse dinamismo dos grupos ainda não está bem compreendido.

Foi com o objetivo de contribuir nessa perspectiva de compreensão da dinâmica nos grupos estratégicos que esta pesquisa caminhou buscando responder à questão: Houve mudanças nos grupos estratégicos da indústria sucroalcooleiras nos últimos 10 anos?

O foco das pesquisas em dinâmica dos grupos estratégicos está em compreender as mudanças na estratégia dos grupos, na participação em grupos estratégicos e no número de grupos estratégicos ao longo do tempo. Alguns trabalhos apontaram para a existência de certa estabilidade nos grupos estratégicos, entretanto essa estabilidade parece não ser absoluta visto que alguns estudos identificaram mudança na estrutura dos grupos estratégicos ao longo do tempo.

A pesquisa utilizou-se das abordagens qualitativa e quantitativa em conjunto. Procedimento de análise: (1) Classificação das empresas em grupos e sua evolução de acordo com a percepção dos executivos entrevistados. (2) Análise qualitativa de mudanças nos grupos com base nas entrevistas e em dados secundários. (3) Identificação das características das 50 maiores empresas nas variáveis identificadas na pesquisa qualitativa. (4) Cruzamento das variáveis identificadas para verificar agrupamentos.

A percepção geral dos entrevistados foi que no início do período analisado não havia diferenças significativas nos perfis estratégicos das empresas que justificassem a formação de grupos estratégicos. As empresas tomaram caminhos distintos de acordo com o grau de integração vertical que buscaram, o perfil do acionista principal da empresa e a existência de enfoque em um produto.