RESUMO
Código: 582
Tema: Governança e dividendos

 

Abrir
Arquivo

 
Efeito Incentivo e Efeito Entrincheiramento: Uma Análise Discriminante do Setor de Materiais Básicos
 

A literatura demonstra que a concentração do capital de controle teria dois efeitos sobre o valor da empresa. O primeiro efeito é denominado de Incentivo, e consistiria no efeito positivo que a concentração do capital de controle teria sobre o valor da empresa. Por outro lado, quando a concentração do capital de controle extrapolasse certo limite, o efeito da concentração do controle sobre o valor da empresa seria negativo. Esse é denominado de efeito entrincheiramento.

O presente trabalho buscou resolver a seguinte questão de pesquisa: em que medida variáveis características de estrutura de propriedade têm potencial de classificar corretamente empresas de capital aberto que operam no setor de materiais básicos como bem ou mal avaliadas pelo mercado? Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi o de analisar a influência de variáveis de estrutura de propriedade e controle sobre o valor de empresas brasileiras de capital aberto.

A existência da relação entre a concentração de estrutura de propriedade e valor da empresa já foi comprovada em pesquisas realizadas por pesquisadores do tema. Porém, vale destacar que a estrutura de propriedade pode produzir um efeito positivo ou negativo sobre o valor das companhias. Nesse sentido, Stualz (1988) e Morck, Shleifer e Vishny (1988) se referem a esses dois efeitos, o que denominam de trade-off, que se consubstanciaria no efeito-incentivo e efeito-entrincheiramento.

Foram analisados e coletados dados financeiros do último trimestre de 2013 de uma amostra de empresas que atuavam no setor de materiais básicos. O procedimento estatístico utilizado por esta pesquisa foi uma análise discriminante, que se deu por meio do ajuste de um modelo de regressão logística. As variáveis independentes consideradas no processo de ajuste do modelo consistiram basicamente em características de estrutura de propriedade das empresas observadas e variáveis de controle.

Os resultados indicam que a variável percentual de ações com direito a voto dos três maiores acionistas é estatisticamente significante na classificação de empresas como bem ou mal avaliadas pelo mercado. O efeito da variável sobre o valor da empresa é negativo, ou seja, quanto maior tal percentual menor a probabilidade da empresa ser classificada como bem avaliada pelo mercado. Assim, o trabalho apresenta evidências que são coerentes com o efeito-entrincheiramento delineado pela literatura.