RESUMO
Código: 587
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

Abrir
Arquivo

 
O Valor da Marca e A Geração de Valor Ao Acionista
 

A associação do valor da marca à criação de valor ao acionista é sustentada por estudos como de Aaker e Jacobson (1994), Barth et al. (1998), Fehle et al. (2008), Luo, Raithel e Wiles (2013), Madden, Fehle e Fournier (2006), Mizik e Jacobson (2008) e Oliveira (2009). Luo, Raithel e Wiles (2013) e Oliveira (2009). Considerando-se que possuem valor econômico, as marcas são capazes de melhorar o valor ao acionista (AAKER, 1996; KERIN; SETHURAMAN, 1998; MORTANGES; RIEL, 2003).

Dada à importância ressaltada do valor da marca para a geração de valor ao acionista, esta pesquisa tem o objetivo de realizar um levantamento dentre as principais publicações sobre a temática valor da marca e a geração de valor ao acionista. O artigo está estruturado em cinco seções, a introdução que contextualizou o tema, uma breve revisão da literatura sobre a temática, o método empregado para a realização do levantamento, a descrição e análise dos resultados encontrados e a conclusão.

Os investidores estão cada vez mais direcionando sua atenção ao rendimento das ações, o que tem exercido uma enorme pressão das empresas para a entrega de valor (YOUNG; O’BYRNE, 2001). A área de marketing, então, deve contribuir para o retorno aos acionistas empresariais (GRUCA; REGO, 2005) Para isso, as áreas de marketing e de finanças das empresas devem trabalhar de forma sistemática para atingir o objetivo final de maximizar o retorno ao acionista (SRIVASTAVA; SHERVANI; FAHEY, 1998).

Para realização do levantamento adotou-se a técnica de desk research, buscando artigos científicos empíricos relacionados à temática na base de dados Google Scholar e na base de dados dos eventos da ANPAD e do SEMEAD. Foram utilizados para pesquisa os termos "valor da marca"+"valor ao acionista" e "brand equity"+"shareholder value". Analisou-se também o h5-index dos periódicos.

O levantamento resultou em dezessete artigos: onze realizados no contexto norte-americano, um no contexto holandês, um em contexto multinacional, englobando Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha e quatro no contexto brasileiro. Percebeu-se que dez dos dezessete estudos foram publicados em periódicos da área de marketing e que os valores para o h5-index dos periódicos podem ser considerados altos quando analisamos os relacionados à marketing, mas baixos quando considerados os de outras áreas.