RESUMO
Código: 590
Tema: Comportamento organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
Influência da Percepção de Práticas de Responsabilidade Social Corporativa Sobre O Comprometimento Organizacional no Setor Têxtil Cearense
 

Este trabalho avalia os efeitos da percepção das práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) sobre o Comprometimento Organizacional (CO) em empresas têxteis no Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, que utiliza os métodos de análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Participaram da pesquisa 539 empregados. Os resultados evidenciaram que a percepção de práticas de RSC exerce influência positiva e significativa sobre o comprometimento organizacional.

A questão de pesquisa que norteia este trabalho é: quais os efeitos da adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na percepção dos empregados sobre o Comprometimento Organizacional (CO) em empresas têxteis cearenses? Objetivo: analisar a influência da adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na percepção dos empregados sobre o Comprometimento Organizacional (CO) em empresas têxteis cearenses.

Turker (2009a) defende que a responsabilidade social corporativa se refere a comportamentos corporativos que buscam afetar stakeholders positivamente e que vão além dos interesses econômicos da empresa. Meyer e Allen (1991) também defendem que o comprometimento organizacional refere-se a uma força que liga o indivíduo a tomar um curso de ação relevante para alcançar um objetivo. Turker (2009b) concluiu que práticas de RSC são previsores significativos do comprometimento organizacional.

Foi conduzida uma pesquisa quantitativa descritiva, através do método de equações estruturais. Foram aplicados 539 questionários a empregados de 3 empresas diferentes do setor têxtil cearense. O questionário foi elaborado a partir dos trabalhos de Turker (2009a), para a percepção das práticas de RSC, e Meyer e Allen (1997), para o comprometimento organizacional. Foram utilizados os softwares SPSS® 19 e AMOS 20 para a análise e construção dos resultados.

Todas as medidas de ajuste do modelo de equações estruturais foram satisfatórias (X²/gl = 2,562; CFI = 0,93; PCFI = 0,849; RMSEA = 0,054), conforme valores de referência de Marôco (2010). Com a avaliação dos resultados do modelo de equações estruturais, os índices de modificação e a validade dos construtos, conclui-se que a percepção de práticas de RSC influencia positiva e significativamente o comprometimento organizacional dos empregados.