RESUMO
Código: 592
Tema: Estratégia e sustentabilidade

 

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Produção Acadêmica Sobre Marketing Verde e Marketing Verde e O Esporte
 

Este estudo possui como objetivos conceituar o marketing verde e investigar a produção acadêmica relacionada com esta temática, e também a produção de marketing verde e esporte. A base de dados utilizada foi à plataforma EBSCO, no período de 2008 a 2013. Trata-se de um estudo de análise bibliométrica com o intuito de examinar e nortear rumos de futuras pesquisas. Os resultados mostraram indícios da consolidação da pesquisa sobre marketing verde, porém essa não é a realidade junto ao esporte.

Neste sentido, considerando que o Marketing Verde é uma iniciativa valorizada pela opinião pública e sociedade em geral, estaria a área acadêmica interessada em verificar se realmente as organizações esportivas realizam o que propõem quanto às ações sustentáveis e se realmente os consumidores valorizam esta atitude? Assim, este trabalho tem por objetivo verificar a produção acadêmica sobre marketing verde e qual a produção sobre marketing verde e esporte.

Para um melhor entendimento do tema, são expostos na sequência uma breve revisão de questões relacionadas à sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, marketing verde, atitudes comportamentais do consumidor consciente e as organizações esportivas.

Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória que faz uso da técnica de análise bibliométrica para quantificar e analisar a produção acadêmica sobre um determinado tema (NASCIMENTO; JUNQUEIRA; MARTINS, 2010). Este modelo de estudo adota quatro passos importantes para sua realização: (I) a escolha da literatura a ser analisada em uma base de dados; (II) a avaliação dos dados; (III) a análise e interpretação das informações; e (IV) a apresentação dos resultados (COOPER; LINDSAY, 1998).

O levantamento das produções sobre Marketing Verde obteve como resultado o número absoluto de 178 artigos válidos. Esses foram organizados em: número de artigos por ano e número de artigos por periódico. Em suma, o tema sobre Marketing Verde ainda não possui relevância no meio acadêmico. Especificamente sobre os estudos de Marketing Verde e esporte, os resultados são insignificantes.