RESUMO
Código: 596
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Inteligência Competitiva e A Participação dos Colaboradores no Processo
 

Considerando o ambiente competitivo das empresas, nota-se que o desempenho das mesmas está bastante atrelado com a sua competência em tomar decisões acertadas. Autores como Nikolaos, Evangelia (2012), Bernhardt (1994) defendem que para acertar na tomada de decisão é necessário antes monitorar o ambiente no qual a organização está inserida. Nesse processo, os colaboradores da organização são imprescindíveis, pois participam da produção de dados e informações.

Considerando a importância dos funcionários no processo de Inteligência Competitiva, intenta-se identificar se existe uma relação entre o nível de estruturação do processo de Inteligência Competitiva e a percepção da contribuição por parte dos colaboradores com o mesmo.

O processo de coleta e transformação de dados do ambiente em informação, e posteriormente em inteligência acionável é denominado Inteligência Competitiva (IC), e seu desenvolvimento está relacionado com a competitividade global (NIKOLAOS; EVANGELIA, 2012; EVANS, 2011). Ao longo do processo de IC é possível o uso de tecnologia, porém esse ainda depende muito do aspecto humano (NIKOLAOS; EVANGELIA, 2012; CALOFF, 2008).

Quanto à abordagem, esta pesquisa é classificada como quantitativa. Optou-se por utilizar a pesquisa survey como método de pesquisa, utilizando questionário on line como instrumento de coleta. Para caracterização da estruturação do processo e percepção da contribuição foram desenvolvidas 14 questões. Para a caracterização do Perfil do respondente foram utilizadas 7 questões. Para caracterização do perfil da organização, 3 questões. A pesquisa contou com 93 respondentes.

Destaca-se que apenas 21,74% dos respondentes consideraram o processo de IC muito e/ou bem estruturado. Apenas 56% dos respondentes declaram contribuir com o processo de IC, e 69% concordam já ter contribuído através do compartilhamento de informações. 85,87% dos respondentes indicam ter consciência de que seu conhecimento e informações que possuem são valiosos. Em organizações cujo processo de IC é estruturado existe maior contribuição declarada por parte dos funcionários (64,52%).