RESUMO
Código: 599
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

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Menos É Mais? Um Estudo Sobre Materialismo e Anticonsumo
 

Apesar da importância do anticonsumo para o entendimento social, cultural e econômico do consumo, a literatura sobre o tema ainda é pontual. O questionamento sobre o que faz os consumidores reduzirem seu consumo, assim como quais são as variáveis que influenciam nesse tipo de comportamento, tem tornado o estudo sobre anticonsumo uma necessidade a ser discutida em diferentes contextos. O presente artigo estuda o anticonsumo associado ao conceito de materialismo

Anticonsumo e materialismo são conceitos que possuem relação inversamente proporcional, uma vez que as pessoas com perfil materialista praticam o consumo como forma de acumulo de produtos. Portanto, a contribuição do artigo consiste em analisar essa questão aparentemente controversa, assim, pergunta-se “qual é a influência do Materialismo nos estilos de vida pautados no Anticonsumo e como essa relação é influenciada pelas variáveis moderadoras autocontrole e orientação a longo prazo (LTO)?”.

Materialismo é a importância atribuída à aquisição de bens para alcançar estados desejados. As práticas relacionadas ao anticonsumo significam contra o consumo que se manifestam de diferentes formas: simplicidade voluntária, frugalidade e avareza. A relevância das posses na vida dos indivíduos, conjugada aos malefícios do consumo exacerbado, desencadeiam em estudos que relacionam materialismo ao anticonsumo. O presente artigo investiga essa relação com a moderação do Autocontrole e da LTO.

O estudo se caracteriza por ser quantitativo-descritivo. A amostra da pesquisa foi composta por alunos universitários da área da gestão, 213 respondentes. Para a coleta de dados, utilizou-se de um questionário estruturado de auto aplicação, com escalas validadas e outras adaptadas. As hipóteses construídas foram analisadas por meio da Correlação de Pearson, Análises Fatoriais Exploratórias e Regressões, com intuito de investigar as relações dimensionais entre materialismo e anticonsumo.

Frugalidade está positivamente relacionada com Autocontrole e LTO, consumidores frugais são contidos e possuem traços de Autocontrole. Avareza está positivamente ligado ao Autocontrole, baixas pontuações de Autocontrole estão relacionadas ao aumento de consumo compulsivo e os indivíduos com menor score em Autocontrole são os que têm mais itens como necessidade. Avareza está positivamente relacionada à LTO, consumidores avarentos tendem a ter apego ao futuro em detrimento de ações imediatistas.