RESUMO
Código: 602
Tema: Crédito

 

Abrir
Arquivo

 
Crédito Informal: Utilização e Sua Relevância em Micro e Pequenas Empresas
 

De acordo com Sbicca, Floriani e Junk (2012) o crédito ao consumidor no Brasil tem crescido em escala significante na última década e em um mesmo ritmo, a criação e desenvolvimento de meios de pagamentos vem tornando-se populares entre consumidores, estimulando assim o consumo. Contudo, é prática comum das MPEs oferecerem ao consumidor um prazo para efetuar o pagamento das vendas e estas serem registradas em notas promissórias, cheques pré-datados ou notinhas, acompanhadas ou não da assinatura.

Esse estudo tem como objetivo analisar a gestão do crédito informal em micro e pequenas empresas de Ituiutaba-MG. Concomitantemente ao objetivo do estudo, o trabalho buscará respostas para indagações tais como: Qual a importância do crédito informal realizado pelos micro e pequenos empresários de Ituiutaba-MG? E qual é o nível de inadimplência deste tipo de operação de crédito?

Para Silva (2003) um sistema de crédito bem organizado é um dos fatores que estabelecem conexão entre produção e consumo, essencial para o crescimento e desenvolvimento de qualquer país. O crédito oferecido ao consumidor pelas MPEs é uma das maneiras de garantir parte significativa de suas vendas e dessa forma obter desempenho favorável no mercado. De acordo com Guimarães e Neto (2012) esse crédito geralmente reflete para as pequenas empresas alto volume em pequenos valores.

Foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário nas micro e pequenas empresas de Ituiutaba-MG.

Os resultados mostraram que o crédito informal é utilizado por quase 80% das empresas pesquisadas, que 43,5% delas não conseguiriam sobreviver sem ele e que em mais de 60% das empresas que utilizam, pelo menos, 20% do seu faturamento bruto é obtido por meio do crédito informal. Outro resultado importante que não perfaz o arcabouço teórico dos modelos de avaliação de risco de crédito foi que os laços de amizade e parentesco são critérios importantes para a concessão do crédito informal.