RESUMO
Código: 603
Tema: Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

 

Abrir
Arquivo

 
O Uso da Internet Para A Promoção da Transparência da Execução do Orçamento Público de Educação: Uma Análise dos Portais da Bolívia, Chile, Colômbia e Peru
 

O uso da internet como um canal para disponibilização da informação governamental torna-se um meio rápido, de custo baixo e de fácil utilização que pode potencializar a transparência e o controle social de politicas públicas como a educação. A educação é uma das políticas públicas que estão no centro dos debates em diversos países. O monitoramento das informações orçamentárias por meio da internet pode contribuir para a transparência e exercer controle e influência na sua destinação dos recursos

O bjetivo do artigo é apresentar o uso da internet para a promoção da transparência da execução do orçamento público de educação. O problema de pesquisa deste artigo é: qual o uso da internet para promover a transparência da execução do orçamento público de educação dos países Bolívia, Chile, Colômbia e Peru?

Estado. Atualmente a grande maioria dos governos possui um orçamento anual (MARCEL et al.; 2014). Na visão moderna, o orçamento agregar a função de instrumento de administração, auxilia o Executivo no processo administrativo de programação, execução e controle das finanças e do próprio trabalho do governo (GIACOMONI; 2002). Com o advento das TIC, a transparência perpassa a visibilidade a dados e informações técnicas.

Para investigar este tema foi realizada uma pesquisa qualitativa, exploratória, por meio de observação estruturada. Foi elaborado um roteiro de observação dos portais de governo. Foram analisados os portais oficiais dos governos da Bolívia, da Colômbia do Chile e do Perú. O roteiro de observação é divido em três perspectivas diferentes: conjuntura, conteúdo e tecnologia.

Os resultados apontam que o Chile e Peru possuem portais intuitivos para o usuário, favorecendo a coleta de dados, e Colômbia e Bolívia disponibilizam pouco ou quase nenhum dado respectivamente. Observou-se que há um esforço pelos quatro países em promover a e-transparência. Na comparação entre os quatro países analisados, a Bolívia é o país que precisa de maiores avanços no uso das TIC, especialmente a internet, para a promoção da transparência da execução do orçamento público de educação.