RESUMO
Código: 605
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

 
Significado de Carreira em Diferentes Níveis Organizacionais
 

Discussão sobre o construto de carreira na percepção de gestores e funcionários, investigado por meio de estudo de caso realizado em empresa siderúrgica. A investigação considerou resultado de questões atinentes ao tema em pesquisas de internas, análise documental e entrevistas semi-estruturadas. Observou-se duas principais correntes, a ideia de carreira tradicional para funcionários e proteana para supervisores, assim como limitações que restringem a orientação daqueles por estes.

A análise quanto às questões de gestão de carreira, entre organização, supervisores e funcionários, é relevante para alinhamento de perspectivas, crescimento e desenvolvimento organizacional. Desse modo, o objetivo da pesquisa pode ser resumido como o de identificar e comparar o entendimento do conceito de carreira, entre supervisores e subordinados, que se encontram em três níveis organizacionais de uma empresa siderúrgica brasileira: liderança, administrativos e operativos.

Dutra (1996) apresenta o termo de carreira de Van Maanen (1977) como o caminho profissional trilhado pelo indivíduo, ou carreira como estabilidade ocupacional. Contudo, o conceito de que carreira não depende exclusivamente do indivíduo, London e Stumph (1982) afirmam que a carreira envolve aspirações individuais, expectativas e imposições do meio externo. São avaliações individuais conciliadas a políticas, direcionamentos e estratégia organizacional.

Pesquisa exploratória, por meio de estudo de caso, triangulando 16 entrevistas semi-estruturadas com supervisores, administrativos e operativos; combinado com questões referente a dados primários de pesquisa de clima; assim como por dados secundários obtidos na investigação documental. Técnica de análise de conteúdo para entendimento do constructo de carreira prevalente no caso de estudo, tendo em conta a função dos interlocutores e respectivas limitações percebidas nas diferentes perspectivas.

A análise das entrevistas foi dividida entre a percepção do supervisor quanto a compreensão do processo de carreira para suas equipes e do funcionário na sua percepção individual. Como nos níveis operacionais e administrativos não há funções de supervisores, somente são apresentadas análises individuais dos funcionários. Para os níveis Front Line Leader e Middle Level Leader são apresentadas, separadamente, a perspectiva do supervisor e a do funcionário.