RESUMO
Código: 619
Tema: Promoção da Eficência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

 

Abrir
Arquivo

 
Interpretando A Aplicação Integrada da Gestão de Portfólio Com O Ciclo de Políticas Públicas e O Processo Orçamentário do Setor Público do Brasil
 

Este artigo busca interpretar como as técnicas de gestão de portfólio para a seleção e priorização de projetos poderiam ser usadas no setor público brasileiro de forma alinhada com o ciclo de políticas públicas e o processo orçamentário. A interpretação da aplicabilidade dessas técnicas ocorreu por meio de uma revisão bibliográfica conceitual . O principal resultado da pesquisa contempla um modelo integrado de gestão de portfólio incluindo o ciclo de políticas públicas e o processo orçamentário.

Como o modelo de gestão de portfólio do Governo do Reino Unido poderia ser aplicado no setor público brasileiro de forma alinhada com o ciclo de políticas públicas e o processo orçamentário? Neste sentido pretende-se analisar como o modelo aplicado no Governo do Reino Unido poderia ser utilizado no setor público brasileiro, a fim melhor ajustar a gestão pública e o gerenciamento de projetos.

3.1 Ciclo de Políticas Públicas e a Concepção de Programas e Projetos A partir da literatura acerca do ciclo de políticas públicas, pode-se constatar que os programas, projetos e operações podem ser iniciados ou selecionados nas fases de tomada de decisão desse ciclo, com o propósito de atender a uma agenda política, e executados na fase de implementação. Logo, um processo de gestão de portfólios no setor público deveria se conectar de alguma forma com essas fases do ciclo de políticas públicas.

Para esclarecer a questão de pesquisa e apresentar uma síntese comparada dessas duas áreas de conhecimento (gestão de portfólios e gestão pública), foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Conforme Jesson, Matheson e Lacey (2011), uma revisão conceitual busca sintetizar diferentes áreas de conhecimento conceitual, contribuindo para um melhor entendimento das questões.

Dessa forma, a partir da elaboração do modelo integrado de gestão de portfólio incluindo o ciclo de políticas públicas e o processo integrado de planejamento e orçamento, podemos concluir que o modelo proposto pelo Governo do Reino Unido (TSO, 2013) é suficientemente genérico para ser aplicado no setor público brasileiro de forma alinhada com o ciclo de políticas públicas e o processo orçamentário.