RESUMO
Código: 62
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

Abrir
Arquivo

 
Síndrome de Burnout e Abordagem Biopsicossocial de Qualidade de Vida no Trabalho: Um Estudo Na Região Sul do Brasil
 

Burnout é uma síndrome psicológica qualificada por atitudes de exaustão física e emocional, problemas nos relacionamentos interpessoais, bem como sentimentos de baixa eficácia pessoal e produtividade. Destaca-se que carecem estudos sobre a relação entre QVT e Burnout a partir de uma abordagem que considere o indivíduo em sua integralidade, e menos ainda, tem se discutido sobre relações entre indicadores de QVT com a saúde mental nas organizações.

Problema de pesquisa: Quais são as relações entre Burnout e QVT? Objetivo: Este estudo tem como objetivo identificar possíveis relações entre a abordagem biopsicossocial de qualidade de vida no trabalho e a Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout diz respeito a uma patologia de caráter psicológico, tal expressão remete a ideia de falta, e que o indivíduo chegou a seu limite, falta energia física e mental (Benevides-Pereira, 2002).A abordagem psicossocial da QVT está associada à ética da condição humana, que busca identificar, eliminar e/ou neutralizar os riscos ocupacionais do ambiente físico de trabalho, assim como os padrões das relações de trabalho, carga física e mental exigida para cada atividade.

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quantitativa do tipo survey. A pesquisa foi desenvolvida tendo por base, amostra aleatória por conveniência, aplicada a trabalhadores urbanos de organizações públicas e privadas. Os profissionais que fazem parte do estudo atuam em diferentes organizações, desempenhando funções de nível operacional, intermediário e de liderança. A pesquisa foi aplicada entre os meses de setembro a outubro de 2013, tendo 575 respondentes.

Após a tabulação dos dados, os mesmos passaram por análise estatística pelo “SPSS -versão 18” e “SAS - versão 9.1”. As análises estatísticas realizadas compreendem estatística descritiva, a fim de analisar os dados de perfil. E análise de correspondência, tal análise consiste em um mapeamento geográfico, sendo que os dados são analisados e expressos visualmente pelos eixos X e Y, representados a partir das associações e dissociações entre as categorias estudadas (Hair et al, 2009).