RESUMO
Código: 628
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

Abrir
Arquivo

 
Discussões Sobre O Processo Científico: A Formação do Pesquisador Na Área de Administração Como Oportunidade de Desenvolvimento da Academia e das Organizações
 

A partir de reflexões sobre o processo científico e de uma síntese das principais fraquezas e inconsistências da produção acadêmica em administração, discute-se a necessidade de alinhamento entre pesquisadores e avaliadores quanto aos critérios de qualidade, consistência, coerência, relevância e contribuições teóricas e práticas. Sugere-se a alteração no processo de ensino em administração preparando o aluno, desde a graduação, para refletir, questionar, criticar e se tornar um pesquisador.

Discutir o processo científico e a formação do pesquisador. A partir das questões de cientificidade, desenvolvimento científico, coerência epistemológica, rigor metodológico, postura científica, critérios de avaliação e de uma síntese da qualidade das pesquisas na administração, propõe-se alterar a formação do pesquisador como elemento chave para suplantar as deficiências e fragilidades identificadas, envolvendo diversos atores e oportunizando o desenvolvimento da academia e das organizações.

Contextualização entre teoria e prática. Discussão de temas como desenvolvimento científico, coerência epistemológica e metodológica e a postura científica como eixos principais de análise e inferência sobre os critérios de avaliação das pesquisas e a formação dos profissionais em administração. Apresentação das fraquezas e inconsistências identificadas em pesquisas anteriores. Proposição de um modelo para a formação do pesquisador a partir da graduação.

Faz-se uma discussão teórica a partir de questões de cientificidade, desenvolvimento científico, coerência epistemológica, rigor metodológico, postura científica, critérios de avaliação e de 25 estudos sobre qualidade das pesquisas em várias áreas da administração. Propõe-se um modelo com alteração na formação do pesquisador a partir da graduação.

São apresentadas iniciativas para desenvolver o processo científico na área de administração. Salienta-se a necessidade de investir no elemento humano para ser atuante no processo de desenvolvimento do conhecimento científico. A formação e o ensino dos profissionais da área de administração sem um preparo adequado para a prática do pensar, refletir, questionar, pesquisar se tornam cada vez mais descompassados com a necessidade da crítica no desenvolvimento da área de administração.